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Como manter a equipe motivada?

homem segurando roupa mostrando para mulheres e conversando

Lidar com pessoas não é dos processos mais fáceis – ainda mais se você é o chefe delas. Para manter sua equipe motivada, é preciso dar atenção a cada um de seus funcionários. Ao ouvi-los e entender suas necessidades, você vai conseguir enxergar e solucionar problemas que podem estar atrapalhando o seu negócio. Afinal, se você quer ter sucesso e conta com uma equipe para ajudá-lo a chegar lá, vai precisar fazer com que todos trabalhem com o mesmo objetivo, certo?

É claro que o salário conta muito na hora de motivar uma pessoa. Mas só ele não é capaz de fazer milagre. Isso porque uma série de outros fatores não dependem dele, como falta de reconhecimento e problemas de relacionamento entre colegas ou com o próprio chefe. Nesse caso, não há nada melhor do que sentar e ter uma boa conversa particular com cada um deles. Um bom gestor é aquele que escuta com atenção tudo o que o funcionário tem a dizer e leva o que foi dito em consideração para realizar melhorias em sua própria administração e no negócio como um todo.

A desorganização da empresa, a falta de perspectivas de carreira ou de conhecimentos adequados para a função são outros elementos que costumam desmotivar a equipe. Para que você possa mudar esse quadro, listamos aqui algumas dicas que especialistas dão para manter a equipe motivada e fazer com que ela dê o seu melhor.

homem conversando com mulher segurando caixa

Existe segredo para manter uma equipe motivada? Foto: Istock/Getty Images

Dicas para manter sua equipe motivada

Ouça

Não espere que o primeiro problema causado pela falta de motivação aconteça. Dedique 60 minutos para conversar com sua equipe pelo menos um vez por mês. Ouça 45 minutos e fale apenas durante 15 minutos. Desses 15, use 10 minutos para fazer perguntas e os outros 5 para dar a palavra final. Essa é uma boa divisão do tempo para praticar a escuta. A atitude em si já é motivadora, pois fará com que seus funcionários se sintam reconhecidos.

Se conseguir melhorar alguns dos pontos levantados pela equipe em pouco tempo, você terá pessoas motivadas e prontas para dar o seu melhor.

Reconheça

Cumprimente, dê parabéns, elogie sempre que um funcionário fizer um bom serviço. Isso fará toda diferença para ele e para você também. Elogiar é bom e deixa todo mundo mais feliz e motivado. Faça questão de expressar o seu sentimento de gratidão, mesmo que já tenha passado alguns dias.

Aprenda com os erros

Em primeiro lugar, reconheça que a pessoa que cometeu um erro teve boa intenção. Colocar-se no lugar do outro (o que também chamamos de empatia) é essencial para quem é líder. Dê valor à pessoa e conversem para que, juntos, possam buscar alternativas. Assim, todos vão aprender com os erros e poderão fazer diferente da próxima vez.

Dê qualidade de vida

Para o funcionário, nem toda motivação deve vir do salário. Para o empreendedor, nem toda motivação deve vir do lucro. Por isso, pense bem antes de não liberar um funcionário que precisa sair mais cedo para participar de uma reunião na escola do filho ou ver a mãe que está doente. Isso fará toda a diferença no dia dele e muito provavelmente deverá se reverter em maior dedicação ao trabalho.

Oferecer alguns “mimos” para seus funcionários também conta pontos: por que não ter uma rede para dar uma descansada após o almoço? Ou chás de vários sabores com biscoitos para matar aquela fome no fim da tarde?

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