Primeiros passos > Organize-se

Entenda o que é o saldo aprovisionado

pessoas no caixa eletrônico vendo saldo aprovisionado

Você já ficou na dúvida com o significado da frase “saldo aprovisionado” quando foi consultar o extrato da sua conta bancária alguma vez? Apesar de ser um termo muito comum, poucas pessoas sabem exatamente o que ele quer dizer.

O que é saldo aprovisionado

O valor do seu saldo aprovisionado é variável e depende do valor que você tem em conta, mas atenção: ele é um número temporário e pode mudar inclusive ao longo do dia. Caso você movimente bastante a sua conta corrente com operações de crédito ou débito no dia-a-dia, esse valor pode sofrer alterações.

Normalmente as atualizações oficiais dos bancos costuma acontecer no período da noite, o que significa que pagamentos em cartão de débito nem sempre acontecem na hora ao comprar em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos. Normalmente os débitos são computados horas depois de terem sido feitos. Isso significa que o banco precisa de um tempo para transferir os recursos, o que faz com que a informação apareça com um certo “atraso” no seu extrato.

Se você receber um crédito, ou seja, quando alguém faz um depósito na sua conta, esse saldo poderá ser aprovisionado também. Ou seja, o dinheiro que fica “bloqueado” aumenta o seu saldo temporariamente.  A transação só é oficializada depois da transferência definitiva do dinheiro para a sua conta.

Como usar o seu saldo aprovisionado

É maluco pensar nisso, mas você não é a única pessoa a ter acesso ao saldo aprovisionado da sua conta. Alguns tipos de estabelecimento também podem ter acesso a essa informação e usá-la como garantia de pagamento. Normalmente, lugares onde a sua conta pode ser mais alta do que o previsto (como restaurantes, postos de gasolina etc), o seu saldo aprovisionado pode ser usado como garantia de pagamento.

Leia mais:
O que fazer com dinheiro rasgado?
Saiba como se planejar para guardar dinheiro
Conheça plataformas online para conseguir vários investidores

Por exemplo: se por acaso você tentar passar o seu cartão em um supermercado mas o seu saldo estiver reservado para outro estabelecimento como garantia, você receberá uma mensagem dizendo que o saldo está aprovisionado.

E o débito automático?

Também é comum que os próprios bancos aprovisionem o seu saldo para garantir contas agendadas com débito automático. Da mesma forma que os estabelecimentos podem fazer, o banco também pode usar o seu saldo de forma aprovisionada para garantir um pagamento.

Na prática, funciona assim: se você tiver uma fatura agendada para ser paga todo dia 5, o valor correspondente ao boleto passa a ser bloqueado para assegurar o recurso para a conta no dia útil anterior. As regras em relação aos dias dos descontos podem variar dependendo da instituição bancária.

Isso explica do fato de você tentar fazer uma compra com dinheiro em conta e não conseguir. O seu banco pode ter aprovisionado um valor naquela mesma data para garantir um pagamento agendado, por exemplo. 

Por isso, é importante verificar não apenas o saldo, mas os pagamentos programados. Afinal, ninguém quer ser pego desprevenido no momento de quitar a conta do restaurante ou as compras em uma loja.

  • Essa matéria foi útil?
  • 2 2