Primeiros passos > Organize-se

Dicas para montar o seu home office

senhora escrevendo em caixa ao lado de computador

Quando você decide empreender, há uma coisa importante para planejar: um cantinho da casa que você possa trabalhar em paz e fazer dele um lugar agradável. É o que chamamos de home office. É necessário que você tenha um espaço dentro de casa em que você possa diferenciar trabalho de descanso e lazer. Separamos algumas dicas para que você organize sua mesa, seus papeis, seu computador, sua rotina. Confira estas dicas brilhantes!

Luz natural e flores

Tem um cantinho onde bata sol durante a manhã ou à tarde? Veja se ali cabe uma mesa com uma cadeira, de preferência perto da janela. O sol estimula a produção de vitamina D e ainda ajuda a manter você acordado e atento. Se houver espaço, enfeite sua mesa com flores (e não esqueça de regá-las periodicamente). Quer pausa melhor do que observar os raios de sol batendo nas folhas e flores?

Tenha uma boa iluminação

Caso precise trabalhar durante a noite, é fundamental que você tenha uma boa iluminação em seu home office. Uma pequena luminária ou uma luz mais direcionada com um pendente sobre a mesa podem servir perfeitamente para iluminar o seu cantinho e deixá-lo mais agradável e, consequentemente, mais produtivo.

Organize seus pertences

Traga para perto tudo o que você vai usar com frequência: canetas, lápis, papeis, caderno, grampeador, tesoura, uma garrafinha de água. Se não houver espaço sobre a mesa, guarde numa estante ou gaveta próxima a você. Isso vai evitar que você se levante e perca o foco toda vez que precisar ir buscar algo. A nossa casa costuma oferecer muitas distrações, como a cama, a TV, a comida, o animal de estimação. Então, reserve um horário para fazer essas outras coisas.

Deixe para trás o que te incomodava

Fique longe de tudo aquilo que incomodava você em seu antigo emprego. Pode ser o barulhinho da impressora, post-it colados na tela do computador ou até mesmo o toque de um telefone sobre sua mesa. Trabalhar em um esquema home office pode ser muito mais legal do que trabalhar em um escritório! Então, deixe para trás tudo aquilo que costumava tirar você do sério.

Organize papeis e documentos

Sabemos como é fácil acumular papéis. Mas não deixe eles tomarem conta da sua mesa. Eles podem atrapalhar sua rotina se continuarem desorganizados. Abra espaço em uma prateleira, use clipes e cole post-it para separar e nomear os documentos de acordo com o assunto de cada um. Se não houver prateleira, use uma caixa organizadora e guarde-a no armário mesmo. Ah, e claro, de tempos em tempos, rasgue e recicle todo papel que não tiver mais importância.

Cuide da sua postura

Procure sentar em uma cadeira que seja confortável e esteja na altura adequada em relação aos seus pés e seus braços quando apoiados sobre a mesa. Isso vai evitar dores nas pernas, nos tendões e na coluna. O monitor do computador também deve estar na altura dos seus olhos, quando você estiver sentado e com a coluna ereta. Seus antebraços e punhos devem estar apoiados sobre a mesa, em posição paralela ao chão. Procure levantar e caminhar um pouco a cada 1h30, 2 horas. Assim, você vai evitar problemas no futuro.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.