Primeiros passos > Organize-se

7 dicas para aprender a economizar dinheiro

mulher colocando dinheiro em cofre

Você quer muito ser dono do próprio negócio, mas não faz ideia de como economizar dinheiro para investir nisso? Fizemos uma lista de sete dicas para você aprender a poupar para não ter que depender de chefe e fazer o seu próprio horário. Mas não se esqueça: junto com essa liberdade vem todas as responsabilidades para fazer o negócio dar certo. Organize-se, planeje e trabalhe duro. Se o negócio tiver o seu perfil, muito dificilmente ele vai dar errado.

Como economizar dinheiro

Anote suas despesas

Responda rápido: você sabe quanto gasta por mês? Se não faz nenhuma ideia, está na hora de mudar isso. Para facilitar essa tarefa, você pode guardar as notinhas do seu cartão e anotar tudo o que gasta em uma planilha de gastos. Ou ainda usar um aplicativo para o controle de suas finanças (fizemos uma lista dos melhores aqui).

Crie metas

Agora que você já sabe qual é o seu custo mensal, que tal criar metas para suas despesas? Divida suas despesas por categoria, a saber:

  • Gastos essenciais: reserve cerca de 50% da sua renda. Enquadra-se aqui tudo aquilo que você precisa para se manter no dia-a-dia, como moradia, transporte, alimentação, etc.
  • Prioridades financeiras: guarde 15% da sua renda. Caso você esteja endividado, sua prioridade será quitar essas dívidas. Se não estiver, comece a poupar para o futuro.
  • Estilo de vida: separe 35% da sua renda. Academia, salão de beleza, presentes, etc. É claro que, se você estiver endividado, esqueça essa parte. Afinal, para começar a fazer planos para o futuro, você precisa estar quite com tudo e com todos.

Despesas para cima, renda para baixo

Quando for criar as metas, arredonde as despesas para cima e a renda para baixo. É sempre melhor sobrar do que faltar!

Leia mais:
Os melhores aplicativos para controle de finanças
Como se planejar para guardar dinheiro

Não esqueça de pagar suas contas

Tente pagar todas as suas contas no mesmo dia, de preferência, logo após a data em que seu salário geralmente cai. Assim, você já visualiza o dinheiro que sobrou para passar o mês.

Crie prazos para seus objetivos

Você deseja quitar suas dívidas? Estabeleça uma data possível. E faça de tudo para pagar tudo o que deve até lá. Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Daqui quanto tempo? Quando colocamos metas, ficamos mais motivados para cumpri-las dentro do prazo.

Converse sobre dinheiro com a sua família

As finanças da casa devem ser divididas entre filhos, marido e mulher. Transparência e honestidade são sempre o melhor caminho para reorganizar finanças e, por que não, todos se ajudarem para alcançar os mesmos objetivos?

Procure outras fontes de renda

Já pensou em fazer algo que você gosta nas horas vagas e ainda ganhar dinheiro com isso? Essa é uma ótima alternativa para quem deseja encontrar outras fontes de renda. Fazer um trabalho pelo qual sinta paixão, que seja durante à noite ou nos fins de semana, e começar a contar para amigos e parentes mais próximos a respeito, pode ser um bom caminho! Já pensou em cozinhar, bordar, pintar, fazer trabalhos de marcenaria e ganhar um extra com isso?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0