Primeiros passos > Organize-se

Dicas e cursos para trabalhar como cabeleireiro profissional

cabeleireiro profissional

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE em 2017 mostra que um dos empregos mais buscados pelos microempreendedores individuais é o de cabeleireiro profissional. Salões de beleza se multiplicam pelas cidades, assim como a oferta para trabalhadores liberais que atendem em casa ou querem abrir seu próprio negócio.

Para trabalhar como cabeleireiro, é preciso aprender o ofício e, para isso, há muitos cursos disponíveis. Fazer bons cursos e praticar bastante são os primeiros passos para oferecer um serviço de qualidade e ganhar espaço no mercado.

Cursos para cabeleireiros

Hoje, há cursos superiores que ajudam o cabeleireiro profissional a aprimorar suas técnicas. A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, oferece a graduação em “Tecnologia em Estética e Cosmética: Visagismo e Terapia Capilar”. São aulas teóricas e práticas para que o aluno aprenda a lidar com química capilar, colorimetria, penteados, cortes e adquira outras habilidades.

Mas para se tornar profissional não é necessário fazer uma graduação. O SENAC, por exemplo, oferece um curso livre de cabeleireiro voltado para maiores de 18 anos que já atuam na área ou desejam começar. As aulas ensinam tanto a organizar o ambiente de trabalho quando a higienizar, tratar, cortar e colorir os cabelos.

Há, ainda, inúmeros cursos de menor duração oferecidos por escolas de cabeleireiros, como o Instituto Embelleze e o Instituto L’Oréal. São desde aulas básicas até algumas mais específicas que ensinam técnicas para colorir ou tratar.

7 dicas para trabalhar como cabeleireiro profissional

1 – Prática

A primeira dica é praticar bastante, mesmo durante os estudos. Em alguns salões, cabeleireiros mais experientes contratam iniciantes para trabalhar como ajudantes e aprender o ofício.

Outra forma de ganhar experiência é praticar em familiares e amigos. Mas evite trabalhar de graça, o que pode desmotivar. Cobrar ao menos um preço simbólico também ajuda a criar uma ideia de profissionalismo.

2 – Especialização

Especializar-se pode ser forma de se destacar no mercado. Há profissionais especializados em cabelos loiros, ruivos, crespos e assim por diante. Há, também, os que são conhecidos por aplicar certas técnicas de textura, coloração ou tratamento.

cabeleireiro profissional

Foto: Istock/Getty Images

3 – Manter-se atualizado

Mesmo os cabeleireiros mais experientes devem se manter atualizados sobre as novas tendências e técnicas disponíveis. Quando um novo corte de cabelo, coloração ou tratamento fica em alta, clientes procuram por profissionais que saibam aplicar as técnicas.

4 – Divulgar o serviço

As redes sociais são suas aliadas na hora de divulgar os serviços como cabeleireiro e conquistar novos clientes. O Instagram, por exemplo, é ótima ferramenta para expor seu trabalho. Sempre fotografe o antes e depois dos cabelos que transforma e poste. Mas não se esqueça de tirar boas fotos, com iluminação e ângulo adequados.

5 – Invista em bons produtos

Você não precisa escolher os cosméticos mais caro do mercado, mas certifique-se de que os produtos que vai usar têm selos da Anvisa e são bem avaliados.

6 – Seja profissional

Mesmo ao atender clientes próximos, lembre-se que de você está prestando um serviço profissional. Fale sobre seu trabalho com propriedade e segurança, use roupas adequadas para trabalhar e valorize o que faz.

7 – Lembre-se de que você é empreendedor

Como todo empreendedor, sua função não será apenas executar o serviço que presta, mas cuidar de todo o funcionamento da empresa: financeiro, divulgação, relacionamento com clientes, fornecedores e assim por diante. Organize seus horários com precisão, administre o fluxo de caixa com atenção e preste um bom serviço ao cliente.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.