Primeiros passos > Organize-se

7 dicas de como evitar contaminação na sua cozinha

mulher limpando cozinha

Se você trabalha na cozinha, precisa tomar certos cuidados para que não haja contaminação. É um local onde os germes proliferam com facilidade e podem contaminar você, seus funcionários e seus clientes, por meio dos alimentos e utensílios.

Mas há como se prevenir desse mal. Abaixo, listamos sete dicas de como evitar contaminação na cozinha, de acordo com o Guia de Alimentos e Vigilância Sanitária da Anvisa que traz um conjunto de regras básicas da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

7 dicas de como evitar contaminação na cozinha

Mantenha a limpeza

Os microrganismos que causam doenças podem ser encontrados na terra, na água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados pelas mãos ou por meio de utensílios, roupas, panos, esponjas e quaisquer outros objetos que não tenham sido lavados de maneira adequada. Um leve contato pode ser suficiente para contaminar os alimentos.

Por isso, lave sempre as mãos com água e sabão antes de começar a preparar qualquer coisa. Além disso, mantenha o local de trabalho sempre limpo e use touca e luvas — de preferência, descartáveis–, se necessário. Desinfete a esponja da pia a cada dois ou três dias: você pode deixá-la de molho em uma solução de água e cloro.

Separe os alimentos crus dos cozidos

Os alimentos crus, especialmente a carne, o frango e o peixe, podem conter microrganismos perigosos que se transferem facilmente para outros alimentos já cozidos ou prontos para o consumo, durante o preparo ou a conservação. Mantenha-os bem longe uns dos outros.

Cozinhe completamente os alimentos

O cozimento correto mata quase todos os microrganismos que podem ser prejudicais à saúde. Estudos mostram que cozinhar os alimentos a 70ºC garante a segurança para o consumo. Alguns alimentos, como pedaços grandes de carne, frangos inteiros ou carne moída, pedem um controle especial do cozimento.

Leia mais:
Descubra como ser mais produtivo com estes aplicativos
Kathrine Switzer: a primeira mulher a participar de uma maratona

Use água e matérias-primas seguras

As matérias-primas, incluindo a água, podem conter microrganismos e produtos químicos prejudiciais à saúde. É necessário ter cuidado na escolha de produtos crus e sempre procurar lavá-los e descascá-los.

Nunca limpe as mãos sujas no pano de prato

Sempre lave as mãos antes de começar a preparar um alimento. Quando for mexer em outro tipo de alimento, lave-as novamente. Nunca limpe as mãos sujas no pano de prato, pois ele pode facilmente se tornar um meio de proliferação de germes e bactérias.

Nunca descongele nada em temperatura ambiente

Use sempre a geladeira ou o forno do microondas para descongelar alimentos. A temperatura ambiente varia e pode acabar estragando o seu alimento. Não ofereça alimentos que ficaram duas horas fora da geladeira, muito menos aqueles que ficaram mais de três dias guardados no refrigerador depois de preparados.

Sempre confira a validade dos produtos

Nunca se esqueça de checar a validade de todos os alimentos que for oferecer. Não coloque em risco a saúde de ninguém.

  • Essa matéria foi útil?
  • 1 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.