Primeiros passos > Organize-se

Como manter a disciplina quando você é o seu próprio chefe

mulher escrevendo em papel em cima da mesa

Para ser empreendedor é preciso saber que você vai trabalhar muito mais do que imaginou. Não importa se vai acordar cedo, trabalhar à tarde ou varar a noite: o fato é que você vai querer ver o seu negócio dar certo e, para isso, será necessário ter muita disciplina.

Quando você é o seu próprio chefe existe aquela tentação em deixar tudo para depois, o que também é chamado de procrastinação. Mas saiba que empreendedores de sucesso têm algo em comum: a disciplina rigorosa, que faz com que mantenham o equilíbrio entre trabalho, família, estudos e até consigam um tempo livre para não fazer nada, se assim desejarem.

Mas para chegar lá é preciso muito autoconhecimento, ou seja, saber quais são suas forças e fraquezas para que assim você acerte em suas futuras escolhas. Com o tempo, isso trará liberdade tanto para a sua vida pessoal, quanto para a profissional. A seguir, selecionamos algumas dicas sobre como manter a disciplina quando você é o seu próprio chefe. Confira e brilhe muito em seu negócio!

Como manter a disciplina para fazer seu negócio brilhar

Tenha um objetivo claro

Você teve uma ótima ideia, montou o seu modelo de negócio e agora está colocando as mãos na massa. Ter um objetivo claro e um propósito ajudarão você a manter a disciplina e seguir em frente com seu projeto. Ainda mais se você tiver a certeza de que ele tem muito potencial para dar certo.

Organize tudo

Empreendedores bem-sucedidos têm muitos compromissos ao longo do dia e conseguem dar conta de tudo com organização. Veja qual é a melhor forma para você se organizar: pode ser por meio de uma agenda virtual ou de papel, com Post-it na mesa do trabalho ou na geladeira ou com lembrete no celular.

O mais importante é organizar o seu dia-a-dia, a começar pela sua casa. Portanto, comece já a arrumar a cama, as gavetas, os livros, as panelas. Segundo a especialista japonesa em arrumação Marie Kondo, “quando experimentar o que é ter uma casa realmente organizada, sentirá como todo seu mundo ficará iluminado”.

Defina metas

Saiba onde você quer chegar daqui 15 dias, um mês, um semestre, um ano. Ao trabalhar para atingir essas metas, você sentirá que seu esforço não terá sido em vão e isso o motivará ainda mais. Estabeleça metas possíveis de serem atingidas como, por exemplo, conquistar seus primeiros dez clientes em dez dias. Numa segunda etapa, crie estratégias para que esses clientes voltem a solicitar o seu serviço ou produto. Você verá o seu negócio crescer e brilhar!

Saiba o que é prioridade

Vai ser muito fácil saber o que é prioridade em seu negócio no dia-a-dia. Isso porque você saberá a urgência que os assuntos têm quando estiver liderando. Não perca tempo e resolva os problemas assim que eles aparecerem. Isso vale também para os pedidos. Deixe para depois tudo aquilo que não é importante, o que inclui perder tempo com Facebook e WhatsApp sem um propósito definido.

Não desista ao ouvir a primeira crítica

Encare as críticas como forma de aprendizado. A partir delas, você pode melhorar o seu negócio e até mesmo lucrar mais com ele. Como diria o velho ditado, “aprenda a separar o joio do trigo” e leve em consideração apenas o que vale a pena. O mesmo conselho é válido para quando você precisar enfrentar o seu primeiro problema. A vida de empreendedor tem dessas coisas e você vai precisar treinar o seu jogo de cintura.

Delegue

Delegar significa confiar em outras pessoas para resolver qualquer tipo de questão. Por isso, trabalhe apenas com profissionais em quem você confie. Quando precisar deles, você não pensará duas vezes em dividir o serviço. Como os bons empreendedores, acompanhe o que eles fazem com esse poder e cobre o resultado final.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.