Primeiros passos > Descubra sua força

Soft skills, as características necessárias para o sucesso empreendedor

caracteristicas do empreendedor

Para que o dono de uma empresa tenha sucesso em sua empreitada, uma série de habilidades são necessárias, como organização e conhecimento do negócio. Mas para Alice Salvo Sosnowski, criadora da metodologia “O pulo do gato empreendedor”, as competências necessárias para o sucesso não são aquelas que os profissionais colocam no currículo.

Alice defende as “soft skills”, em tradução livre, “habilidades humanas”, características do empreendedor que fazem a diferença em sua trajetória. “O pulo do gato” é uma expressão de origem popular que diz respeito a uma ação que faz o indivíduo se diferenciar e ganhar destaque, mudando de patamar. No mundo dos negócios, significa o momento em que o empreendedor inova e sai na frente da concorrência e do mercado. Portanto, torna-se a razão do seu sucesso.

Em palestra no 6º Fórum Empreendedoras, realizado em São Paulo, Alice explicou o que são soft skills e quais as habilidades necessárias para dar “o pulo do gato”. São princípios que estão dentro de nós, diretamente conectados com a nossa essência. Portanto, estão distantes de competências como “falar inglês fluente” ou “ter domínio do pacote Office”, e mais próximas de valores como empatia e resiliência.

Soft skills para o sucesso empreendedor

1 – Apaixone-se

O primeiro passo para empreender é saber do que você gosta. Busque o autoconhecimento e entenda o que te traz entusiasmo, prazer e quais sãos seus sonhos. Boa parte da sua energia vital é voltada para o seu trabalho. Se ela estiver focada em algo que você ama, a dedicação será muito maior.

Esta habilidade também está relacionada ao talento e a sua história pessoal. Muitas filhas de costureiras ou artesãs, por exemplo, têm habilidades desde pequenas e já criaram uma memória afetiva em torno do ofício. Investir nisso pode ser uma boa ideia.

2 – Vislumbre

A capacidade de enxergar mais longe é o que diferencia o empreendedor de sucesso do dono de empresa comum. A criatividade é a principal habilidade relacionada a esse valor, mas também há outras envolvidas, como seguir a própria intuição, tomar riscos, observar o mercado, ter esperança e ser perspicaz.

3 – Faça

O empreendedor é, por definição, um realizador. No Brasil, uma das principais características dos donos de empresa é a capacidade de botar a mão na massa sem medo. Felizmente, essa é uma das habilidades necessárias para ter sucesso.

Ter atitude e ser ousado é fundamental, desde que exista comprometimento, foco e disciplina. No nosso país, falhar muitas vezes pode ser um problema, já que empreender custa caro em termos financeiros. Alice afirma que é preciso unir a vontade de realizar com a capacidade de enxergar além para acertar em cheio, e ter a disciplina necessária para administrar o negócio.

características do empreendedor

Foto: Istock/Getty Images

4 – Compartilhe

O bom relacionamento sempre foi fundamental para o sucesso empreendedor, mas compartilhar com o próximo nunca foi tão importante quanto hoje: compartilhar ideias, dicas, opiniões e assim por diante. Desenvolver a empatia, saber ouvir e se comunicar bem são dicas que Alice oferece para quem deseja construir uma rede de parceiros, clientes e apoiadores que irão ajudar o negócio a crescer.

5 – Persista

Outra habilidade comum aos empreendedores brasileiros: a persistência. Como a maioria empreende por necessidade, não desiste nas primeiras dificuldades. Para Alice, não existe êxito sem fracasso. Quanto antes você errar, melhor, pois mais rápido aprende.

Ao errar, é preciso ser resiliente e firme para dar a volta por cima. Convicção, paciência, hábito, crença, otimismo e consistência são algumas das soft skills relacionadas à persistência.

6 – Transforme-se

É preciso ter humildade para saber a hora de mudar. Por mais incrível que a sua ideia de negócio pareça, pratique o desapego, pois ela pode não dar certo e será preciso seguir por outros caminhos. Tenha o seu propósito muito claro e saiba qual deverá ser seu legado, mas tenha equilíbrio suficiente para transformar processos e objetivos.

Quais soft skills você cultiva e quais estão em falta para o seu sucesso empreendedor?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.