Primeiros passos > Descubra sua força

Seis estratégias de networking que podem alavancar o seu negócio

pessoas sentadas em banco conversando

Trabalhar em seu networking é algo importante para construir uma carreira de sucesso. No caso do empreendedor, ter uma boa rede de contatos é poderoso e pode encurtar caminhos para você conseguir chegar onde deseja. Existem algumas estratégias de networking para serem colocadas em prática, indicadas pela plataforma americana voltada ao empreendedorismo Business Insider. Tente colocá-las em prática atentamente.

Dicas de networking que podem alavancar seu negócio

Foco, atenção e estratégia

Alguns pensam que quanto mais gente você conhecer, melhor. Mas conhecer as pessoas certas é mais importante. É claro que não estamos falando aqui para que você se torne uma pessoa interesseira, que só vai sair com aqueles que possam trazer algo útil para você. Quando pensar em seu negócio, imagine que tipo de pessoa você quer ter por perto. Troque ideias e informações com aqueles que vão fortalecê-lo e vice-versa.

Mantenha contato com colegas de cursos

Lembre-se das pessoas que dividiram bons momentos com você dentro de uma sala de aula. O que elas estão fazendo agora? Será que não é o caso de convidá-las para um café ou um almoço e conversar? É assim que ficamos sabendo onde as portas estão se abrindo na direção que pretendemos tomar. Isso pode fazer com que, eventualmente, o nosso lucro até dobre. Seja também generoso e ajude quem precisar.

Confiança é tudo

Quanto mais você investir em seu networking, mais valioso ele será. Por isso, atenda ligações, responda todos os e-mails, ofereça ajuda quando ela for solicitada. É assim que nasce uma relação de confiança. Se você investe em seu networking de forma proativa, ou seja, está sempre lá quando precisam de você, tenha certeza de que o movimento contrário também será verdadeiro.

Colecione cartões de visita ao invés de entregá-los

O segredo para um bom networking florescer é guardar bem todos os cartões que ganhar. Dessa forma, você poderá controlar o follow up. Se você sai distribuindo por aí o seu cartão de visitas, você também perde o controle. Assim que a conversa com o seu novo contato acabar, escreva atrás do cartão dele as suas impressões, adicionando ali maneiras eficientes de fazer follow up, ou seja, retomar o contato quando surgir uma oportunidade.

Não tente impressionar

Não sabe como agir quando acaba de conhecer pessoas em eventos de networking? Respire fundo e seja você mesmo. Tentar impressionar e passar uma imagem daquilo que você não é não vai funcionar, nem a curto, muito menos a longo prazo. O que realmente importa, nesses momentos, é tentar encontrar um assunto de interesse comum. Faça perguntas e ouça a resposta. As coisas que vocês têm em comum vão estabelecer uma conexão e podem render muitos frutos.

Diversifique seu networking

Não se relacione apenas com pessoas que você gosta e que gostam de ti. Se você for capaz de estender os olhos e os ouvidos àqueles que considera “diferentes”, poderá aprender e crescer muito com eles. Coloque-se no lugar do outro (o que pode ser chamado também de empatia) e tire o máximo de aprendizados que puder. O seu negócio agradece!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.