Primeiros passos > Descubra sua força

Músicas para relaxar ou ser mais produtivo? Elas existem

músicas para relaxar

A música pode produzir uma série de sensações em nós, desde trazer lembranças do passado até nos ajudar a relaxar ou ser mais produtivo. Diversos estudos já mostraram que a música tem muitos poderes e é bom que saibamos disso para usá-los a nosso favor, certo? As músicas para relaxar também são capazes de diminuir o estresse diário, aliviar a dor e até mesmo tratar insônia, segundo artigo publicado no site Free the Essence.

É claro que essas músicas são aquelas mais calmas, com vozes doces e melodias leves. Existem estudos que provam até que esse tipo de música pode ajudar a regular a pressão sanguínea e fazer com que as pessoas se sintam mais alegres. A música mais relaxante do mundo, apontada por alguns institutos de pesquisa, chama-se “Weightless”, de um trio inglês chamado Marconi Union. Ouça logo abaixo. 

Segundo as pesquisas, a capacidade de relaxamento dessa música é tão grande que um dos médicos do laboratório não recomenda que ela seja ouvida enquanto a pessoa estiver dirigindo. “Weightless” (“leve”, em tradução livre para o português) reduz a ansiedade em 65%. Entre as canções mais populares atuais que ajudam a relaxar estão “Someone Like You”, da Adele, e “Strawberry Swing”, do Coldplay.

Músicas para relaxar X músicas para ser mais produtivo

Além das músicas para relaxar, existem aquelas  que nos ajudam a ficar mais produtivos. Mas é bom prestar atenção: se você começar a ouvir uma música que traz alguma lembrança, seja ela boa ou ruim, sua concentração pode piorar. Isso porque nosso cérebro fica “dividido” entre o que estamos ouvindo e o que estamos fazendo.

Então, antes de escolher um álbum para tocar, pense na tarefa que você precisa completar. Vai precisar da sua total atenção? Vamos imaginar que a sua tarefa do dia seja planejar as contas do seu negócio ou escrever um texto para promover no Facebook. Então, o ideal é escolher uma música que seja apenas instrumental e não tenha vocais.

Agora, se a tarefa for simples e repetitiva, dê play nas suas músicas favoritas (e, de preferência, animadas), pois elas vão dar ainda mais gás para você terminar o que tem para fazer. Alguns estudos recentes afirmam que a música é capaz até de melhorar o seu humor e, como consequência, a sua produtividade. Os pesquisadores chegaram à conclusão que, se você ouve o que você gosta na hora que deseja, você trabalha melhor.

Músicas consideradas “neutras”, ou seja, que não despertam grandes picos de emoção, são as que mais ajudam na concentração, de um modo geral. Entre as sugestões estão os compositores Philip Glass, Steve Reich e Brian Eno, que você pode ouvir abaixo.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.