Primeiros passos > Descubra sua força

Três iniciativas para empreendedores iniciantes começarem com o pé direito

iniciativas para empreendoras

Todos sabemos que, para começar um nova carreira, precisamos de todo apoio possível. Ainda mais se o rumo escolhido for o empreendedorismo. Muitas das pessoas que começaram o próprio negócio, seja por necessidade ou oportunidade, estão se arriscando para tentar fazer diferente e ganhar o seu lugarzinho ao sol nesse mercado.

Por isso, é natural que nesse processo haja alguns erros e, com eles, muitos aprendam. Mas existem iniciativas para empreendedores que desejam aprender mais sobre esse mundo novo que é ter o próprio negócio e assim evitar grandes problemas no futuro.

Essas iniciativas para empreendedores estão espalhadas nas principais capitais do país e pretendem levar capacitação para aqueles que estão interessados em abrir um negócio, principalmente se ele tiver um propósito.

Muitos dos projetos oferecem cursos, workshops, palestras e atividades gratuitas dentro das comunidades para apresentar um pouco sobre a rotina de quem é responsável pela própria empresa, além é claro de ensinar o passo-a-passo para quem deseja começar um negócio.

 

Abaixo, selecionamos três iniciativas para empreendedores que estão em busca de mais conhecimento e, por que não, networking. A sugestão é clicar na página de cada uma delas no Facebook e acompanhar a programação para não perder os próximos eventos. Boa sorte com o seu empreendimento!

Iniciativas para empreendedores

Facebook na Comunidade

Em 2015, o Facebook inaugurou o projeto Facebook na Comunidade, que desde então vem oferecendo cursos gratuitos principalmente na área de marketing digital na comunidade de Heliópolis, zona sul de São Paulo. A iniciativa para empreendedores deseja mostrar a melhor forma deles utilizarem a rede social mais popular do mundo como plataforma de inovação e negócios.

Uma pesquisa realizada em Heliópolis na época da inauguração mostrou que havia 5 mil pequenos negócios somente lá na comunidade. Mas 80% desses empreendimentos não usavam o Facebook como ferramenta de negócios. Cinco jovens da comunidade foram selecionados para atuarem como multiplicadores de conhecimento, ajudando os empreendedores do bairro.

O objetivo do Facebook na Comunidade é mostrar a melhor maneira dos pequenos empresários se comunicarem com seus clientes por meio da rede social e, é claro, gerar cada vez mais negócios.

Associação EmpreendeLer

A Associação EmpreendeLer, fundada em 2014 em Recife, Pernambuco, tem como missão incentivar o empreendedorismo e o protagonismo de comunidades consideradas vulneráveis socialmente por meio da leitura, da contação de histórias, do debate e do brincar.

A ideia é oferecer caminhos diferentes da marginalidade, exclusão social e situações de risco. Atualmente, a EmpreendeLer conta com uma equipe de 50 voluntários, sendo 40 deles contadores de histórias.

Projeto Elevar

O Projeto Elevar nasceu em 2015 no Rio de Janeiro com o intuito de (como o próprio nome diz) elevar a dignidade e condições sociais de comunidades e pessoas em situações mais vulneráveis. Os fundadores acreditam que por meio da educação e do empreendedorismo isso é possível. Os fundadores do Projeto Elevar promovem rodas de debate em periferias para estimular o pensamento crítico e, assim, criar uma transformação pessoal e profissional na vida de cada um.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.