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Mapa de networking: o que é e para que serve?

pessoas com celular na mão encostadas na parede

O mapa de networking serve para identificar amigos e possíveis novos contatos. São as pessoas que  vão ajudar você a potencializar o conteúdo que produz sobre seu negócio por meio das redes sociais ou no contato com outras pessoas.

Primeiramente, você precisa ouvir o que eles têm a dizer sobre o seu produto ou serviço: eles realmente gostam do que você vende? Se sentir que sim, saiba que eles podem se tornar grandes divulgadores do seu negócio por meio do Facebook, Instagram ou WhatsApp.

O mapa de networking vai ajudar você a fazer esse mapeamento, apontando quem são as pessoas mais próximas e que poderão ajudar de forma imediata. Além disso, você irá incluir nele aquelas pessoas com quem você gostaria de estabelecer um contato, pois sabe que elas têm grande poder de influência nas redes sociais.

Todo o trabalho de montar o mapa de networking vai se mostrar útil ao longo da sua caminhada como empreendedora. Ao colocar no papel os nomes de todas as pessoas que podem ajudar você, desde as mais próximas até aquelas mais distantes — que você admira e adoraria que divulgassem a sua marca — você visualiza quem poderá colaborar com o crescimento do seu negócio. Para fazer um mapa de networking, o processo é simples e você pode baixar um modelo aqui. Mas, antes, faça um estudo em torno dos seus contatos e vá identificando essas pessoas.

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O primeiro passo é criar uma hierarquia entre elas, isto é, colocar os nomes na ordem de proximidade: dos mais chegados, aqueles que é só “passar a mão no telefone” e ligar, até os mais distantes, que você gostaria que ajudassem você nessa trajetória. O contrário também é válido: no mundo do empreendedorismo, o velho ditado “uma mão lava a outra” faz sentido.

Portanto, não hesite em ajudar outro empreendedor. Amanhã, você pode precisar da ajuda dele. Num mundo mais colaborativo, todos crescem juntos.

Invista em seu networking para ter um bom mapa de networking

O mapa de networking só vai fazer efeito depois, é claro, que você tiver investido tempo em sua rede. Já parou para pensar no que aquela sua amiga de infância, com quem você perdeu o contato, está fazendo hoje? Ela pode abrir muitas portas, que você nem imagina!

A ideia não é sair fuçando na vida de todo mundo, mas retomar alguns laços importantes da maneira mais natural possível, seja por meio de um post que essa pessoa tenha feito no Facebook ou até mesmo que você tenha escrito, ou ainda por meio de encontros por acaso no meio da rua. Pergunte o que ela anda fazendo e realmente se interesse pelo que ela tem a dizer.

Quanto mais diversificado for o seu networking, maior a chance de você ampliar a atuação do seu negócio e fazer ele alcançar o maior número de pessoas. Se você for capaz de estender os olhos e os ouvidos àqueles que considera “diferentes”, poderá aprender e crescer muito com eles.

Coloque-se no lugar do outro — o que pode ser chamado também de empatia — e tire o máximo de aprendizados que puder. O seu negócio agradece!

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