Primeiros passos > Descubra sua força

Como ganhar dinheiro trabalhando como costureira

costureira

Por que você precisa ler este texto?

A profissão de costureira é tradicional e está na moda sempre. Se você gosta de costurar, cogite a ideia de empreender no ramo.

Se engana quem pensa que a profissão de costureira está em extinção. Muita gente ainda gosta de comprar produtos artesanais e de qualidade. Quem trabalha com costura pode se dedicar a fazer reparos ou à confecção de roupas, bolsas e enfeites totalmente originais .

Para ganhar dinheiro costurando, o primeiro passo é gostar de costurar. Passar horas a fio sentada em frente a um máquina de costura exige um quê de amor pelo ofício. E quanto mais criativas e bem-acabadas forem as peças, mais clientes irá conquistar.

Caso você goste de costurar, mas não tenha tanta prática, procure por cursos gratuitos ou pagos. Eles são oferecidos em instituições como o Senac ou online. Aperfeiçoe sua técnica e mãos à obra!

Como ganhar dinheiro como costureira

1 – Defina o tipo de costura

costureira

Foto: Istock/Getty Images

O primeiro passo é definir no que você vai se especializar. A opção mais comum é abrir uma oficina de reparos, mas ainda assim é preciso escolher os serviços. É possível oferecer consertos mais simples, como barras de calças, pregar botões, consertar zíperes e ajustar peças que estejam largas. Também decida se irá consertar todo tipo de roupa ou apenas jeans, camisas sociais, vestidos de noiva e assim por diante.

Se o seu objetivo não é ficar apenas nos reparos, e sim confeccionar peças, faça um planejamento do que irá oferecer, como vestidos sob medida, abadás, roupas íntimas, uniformes ou bolsas. Escolher um nicho e se especializar nele vai te ajudar a definir a estratégia de divulgação e de parcerias.

2 – Organize-se

Como empreendedor, você terá dois principais desafios: organizar o volume de pedidos e precificar os produtos. No início, não pegue mais encomendas do que consegue fazer para não atrasar as entregas.

Precificar os produtos da forma correta também é fundamental: um preço muito alto poderá afastar clientes, mas um preço muito baixo poderá te dar prejuízo. Faça uma pesquisa na sua região para descobrir quanto outras costureiras estão cobrando. Depois faça o cálculo de todos os gastos, como energia, matéria-prima e sua força de trabalho.

O valor final deve quitar tudo isso e ainda dar lucro para investir e pagar sua mão de obra.

3 – Divulgue

Para vender roupas e bolsas, é essencial investir em boas fotos. Se estiver sem dinheiro para contratar um fotógrafo e modelos, faça permutas com conhecidos. Ofereça produtos em troca do serviço. Divulgue as fotos em redes sociais e envie para os amigos pelo WhatsApp, por exemplo.

Se o seu negócio for focado em consertos, divulgar nas redes sociais também é importante. Faça promoções esporádicas para conquistar novos clientes. O velho e bom panfleto em estabelecimentos na vizinhança também surte efeito.

4 – Exponha seu produto

costureira

Foto: Istock/Getty Images

Feiras de artesanato são boas opções para quem precisa vender mais e conquistar novos clientes. Aproveite a oportunidade para expor seus melhores produtos e entregar cartõezinhos.

5 – Faça parcerias

Seu ateliê pode ser em casa ou em uma loja alugada, e os produtos podem ser vendidos online ou em uma loja física própria. Mas também existe outra possibilidade: fazer parcerias com outras lojas para vender sua mercadoria no espaço deles.

Você também poderá trabalhar em parceria com outra costureira para otimizar a produção e lucrar mais. Juntas, poderão alugar um espaço e dividir as contas, por exemplo.

6 – Faça um trabalho diferenciado

Quando procuram por roupas feitas por costureiras, consumidores buscam originalidade. Do contrário, poderiam comprar peças em lojas de departamento, certo?

Ofereça suas criações e trabalhe em conjunto com o cliente para que a peça fique com a cara dele. Mas seja flexível: se o cliente trouxer um modelo pronto, sugira apenas adaptações necessárias para melhorar o produto final. Criar um estilo é essencial para quem trabalha com roupas sob medida, mas reconhecer a personalidade do consumidor é o segredo do sucesso.

E você, já pensou em ganhar dinheiro como costureira?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.