Primeiros passos > Descubra sua força

Dicas para falar em público com confiança e conquistar seu público

Como falar em público

O medo de falar em público faz muita gente suar frio. O empreendedor que deseja crescer e ganhar reconhecimento no mercado precisa superar essa dificuldade para vender seu peixe da melhor forma possível.

Por que o empreendedor precisa saber falar em público?

O empreendedor deve saber fazer um bom pitch, o discurso de vendas utilizado para apresentar o negócio para potenciais clientes, sócios ou investidores. Mas esse não é o único motivo. O dono de empresa também precisa se comunicar bem em reuniões com clientes ou durante as vendas de seus serviços ou produtos.

Além disso, o empreendedorismo está em alta e há vários donos de negócio sendo convidados para dar palestras, workshops e entrevistas para jornalistas. Treinar a retórica e saber se expressar bem vem a calhar quando surgem convites irrecusáveis.

Como falar em público

1 – Prepare-se com antecedência

Para fazer uma boa apresentação, é preciso preparar o conteúdo e ensaiar – o que não significa decorar. O ideal é estudar bem o que se vai dizer e, se necessário, produzir um material de apoio, como slides ou fichas.

Muitas vezes, a insegurança ocorre porque a pessoa não tem muito conhecimento sobre o que vai dizer. Portanto, a dica de ouro é: saiba do que você está falando. Pesquise, estude e domine o conteúdo. Depois, treine falar sobre o assunto com pessoas próximas ou grave a própria voz. Quanto menos ensaiado soar, melhor.

2 – Lembre-se que o público sabe menos do que você

Você pode estar em uma reunião de negócios, um pitch ou dando uma palestra, mas uma coisa é certa: o público sabe menos do que você sobre o assunto. Muitas vezes, ficamos inibidos pensando que a plateia está nos julgando porque cometemos algum erro. Ou pior: ficamos petrificados com a possibilidade de alguém levantar e nos corrigir.

As chances de isso acontecer são muito pequenas, pois o público está lá para ouvir o que você tem a dizer sobre um assunto que conhece menos. Por outro lado, é comum as pessoas fazerem perguntas para o palestrante, que deverá estar apto a responder. Por isso, é preciso estar preparado e conhecer bem o tema.

3 – Beba água

Essa é simples, mas de ouro. Ficar com a garganta seca pode ser incômodo e atrapalhar o andamento da apresentação. Além disso, beber água dá a impressão de que você está mais relaxado. O tempo gasto nos goles também pode te ajudar a reservar alguns segundos para pensar no que vai dizer em seguida.

4 – Treine a linguagem

Falar corretamente e usar uma linguagem adequada para o público-alvo específico para o qual você vai se dirigir é importante. Ao apresentar uma proposta para investidores, por exemplo, deve-se utilizar expressões do nicho de mercado no qual estão inseridos. Mas ao palestrar para um público heterogêneo em situações mais descontraídas, vale a pena deixar as palavras difíceis de lado.

Estude as melhores expressões antes de se apresentar, mas evite usar palavras que não fazem parte do seu vocabulário. Isso irá te deixar confuso e nervoso.

5 – Cuidado com a postura

O ser humano se expressa com o corpo inteiro, não apenas com a fala. Se estiver com as pernas bambas, ande pelo palco. Mãos tremendo? Segure algo, como uma garrafa de água ou microfone. Para falar com mais confiança, mantenha a cabeça erguida, o peito para fora e a voz firme. Essas atitudes passam segurança e ninguém vai perceber que está ansioso.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.