Primeiros passos > Descubra sua força

8 dicas para começar a trabalhar como esteticista

esteticista

Se existe um negócio que não se abala facilmente com a crise, é o mercado da beleza. O chamado “índice batom” ajuda a explicar o sucesso dos produtos e tratamentos de estética quando a economia em geral não vai bem. Nesses momentos de crise, as consumidoras evitam gastar dinheiro comprando bens duráveis, como um carro ou uma máquina de lavar roupa, mas investem em pequenos prazeres mais acessíveis. Que mais um motivo para se tornar uma esteticista?

Limpeza de pele, maquiagem, depilação, massagem e terapias corporais são alguns dos serviços que são muito procurados e que você pode oferecer. Se ainda não tem experiência na área, uma possibilidade é procurar por vagas em clínicas de estética. Uma outra opção é o atendimento em domicílio.

Lembre-se que se for atender na casa da cliente, será preciso controlar o próprio dinheiro, os horários de agendamentos e cuidar para que todo o material esteja sempre limpo e higienizado. A qualidade do serviço será fundamental para seu sucesso.

Se puder, tente investir em cursos para melhorar suas habilidades e conhecer novas técnicas. O mercado da beleza não para, tem sempre algo novo sendo criado e você ganha confiança das clientes quando mostra que está bem informada.

Dicas para começar a trabalhar como esteticista

1 – Faça um curso de estética

Assim que conseguir, invista em um curso. Pode ser um intensivão, um estágio, um curso de férias, uma especialização ou até uma faculdade. O importante é não ficar parada. Separe um tempinho e vá pesquisando as opções que cabem no seu bolso. Quando conseguir, aproveite ao máximo.

2 – Amigos e familiares são potenciais clientes

Fale sobre seus serviços com as pessoas mais próximas. Avise que está começando um pequeno negócio e que precisa de clientes. A divulgação boca a boca costuma ser muito eficiente. Ela é uma boa maneira de ir construindo sua base de clientes nesse comecinho. Afinal, a indicação de um amigo sempre vale muito!

3 – Invista em equipamentos de qualidade

Organize seu dinheiro e tente poupar uma quantia para investir em aparelhos mais caros. Apesar do custo, eles podem aumentar um pouco o valor da sua hora de trabalho.

esteticista

Foto: Istock/Getty Images

Antes de se decidir pela compra, procure pesquisar e reunir o máximo de informações possível. Uma dica é colocar na ponta do lápis quantas sessões você precisaria fazer por mês para pagar o aparelho.

Não deixe de conversar também com suas clientes para saber quais os procedimentos que elas fariam com você. Essa pesquisa de campo é o melhor termômetro para descobrir por quais tratamentos elas topariam pagar. Mas, é claro, só gaste seu dinheiro quando se sentir segura de que fez a melhor escolha.

4 – Diversifique seus serviços

Quanto mais opções de tratamentos você oferecer, mais fácil vai ser conseguir lotar a agenda da semana. Tente não ficar limitada a uma coisa só. Por exemplo, se você já vai até a casa da cliente para fazer as unhas, por que não aprender depilação ou drenagem linfática?

6 – Pesquise e estude novidades nos tratamentos de beleza

Você está entrando em um mercado que não para de inovar. Tem sempre algo novo aparecendo, pode ser um tratamento, uma técnica ou um produto. E suas freguesas serão as primeiras a querer saber ou conversar sobre as novidades. Então, tente ficar por dentro. Manter-se atualizada pode garantir a fidelização da clientela.

7 – Organize a sua agenda

esteticista

Foto: Istock/Getty Images

Cumprir horários é fundamental. Por isso, se programe, calcule o tempo de deslocamento, e sempre deixe uma folguinha como prevenção. Provavelmente, você terá que resistir à vontade de marcar várias clientes no mesmo dia. Mas não se arrisque. Seja realista e calcule o tempo que vai demorar para atender cada uma e os preveja também os deslocamentos.

8 – Não se esqueça dos homens

É claro que a maioria das suas clientes ainda será de mulheres, mas tente não deixar os homens de lado. Eles têm buscado cada vez mais os serviços de estética. O mercado masculino está em crescimento, se preparar para atender esse público pode ser um diferencial importante.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.