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5 dicas sobre como as crianças podem ajudar no seu pitch

professor sentado no chão conversando com as crianças

Existe um ditado que diz que se você não consegue explicar o seu negócio para uma criança, então você não está pronto para apresentar sua ideia para investidores. Foi pensando nisso que uma organização americana chamada Pitch-a-Kid criou uma espécie de jogo em que crianças escolhem as melhores defesas (conhecidas como pitch) das ideias de negócio. Dessa forma, as crianças aprendem a analisar e resolver problemas, enquanto os empreendedores ganham uma avaliação sem filtro por parte delas, que ainda indicam quais partes podem estar confusas.

Segundo entrevista para o site Fast Company, o criador da iniciativa Mike Millard defende que as crianças do Ensino Fundamental são muito honestas e sentem-se à vontade para perguntarem o que não entendem muito bem. Ele teve a ideia ao observar sua filha Audrey, quando estava no 4° ano. “Os empreendedores ganham muito ao ouvi-las, pois elas usam uma linguagem simples, direta e clara”, afirma.

Cada empreendedor tem cinco minutos para apresentar sua ideia de negócio para as crianças. Depois, elas fazem perguntas a respeito, tais como: quanto de dinheiro você vai conseguir ganhar? Como os clientes vão encontrar você e o seu negócio? Quantos anos você tinha quando começou o seu negócio? Por que você está fazendo isso? Se você está com um negócio na gaveta e não conseguiu responder a essas questões, então talvez seja a hora de rever o seu modelo de negócio.

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Abaixo seguem as principais dicas para quem quer brilhar na frente de futuros investidores. Todas elas foram tiradas a partir dessa experiência com as crianças.

Preparando o pitch

Conte histórias

Lembrar de uma história pessoal, que seja emocionante, e principalmente que tenha a ver com o produto ou serviço que você quer oferecer serve como um ótimo ponto de partida para o seu pitch. O empreendedor deve encontrar um caminho para levar o público junto com ele por meio dessa jornada pessoal, que se encontrou com a profissional. Por exemplo, Jean Anne Booth, CEO da marca UnaliWear, conta como sua mãe já idosa a inspirou a criar relógios com alertas especiais que são controlados pela voz, quando o usuário precisa de ajuda ou que seja lembrado do horário de algum medicamento. As crianças rapidamente entendem como a tecnologia pode ajudar seus avós e parentes mais próximos.

Use comparações conhecidas

Fazer analogias, isto é, comparar o seu tipo de negócio com algo que já existe no mercado, pode ser bastante útil e funcionar como uma ilustração do que você está dizendo. Mas tome cuidado para não comparar com algo que poucas pessoas conhecem, por exemplo, apenas seus familiares e vizinhos do bairro. Se você quer conquistar diversos tipos de público e brilhar cada vez mais, precisa usar referências reconhecidas no país ou em todo o mundo. E, claro, sem deixar de apresentar a inovação que você vai criar a partir disso.

Não fale como criança

Falar para crianças não significa falar como uma delas. Se a ideia do seu negócio não pode ser dita de forma fácil, então também será complicado explicá-la para investidores, acredite. Algumas informações, como planilhas com números e cálculos, poderão ser apresentadas apenas para os investidores no momento do pitch.

Tenha um propósito

Crianças geralmente perguntam o porquê de tudo e esta é a melhor pergunta para você se fazer a respeito do seu negócio. Afinal, você sente paixão pelo que você faz? O que faz você acordar todos os dias com vontade de trabalhar? Se você já deixou um emprego que não te fazia feliz para trás, não tem por que abrir um negócio que você não goste de fazer.

Seja objetivo

Falar o que precisa ser dito e fazer isso em pouco tempo são dois pontos positivos para um bom pitch. A maioria dos investidores não tem muito tempo e precisa tomar uma decisão a partir de poucas e boas informações. Se você for bem-sucedido em frente das crianças, vá em frente, pois a chance disso acontecer na frente de quem pretende investir no seu negócio também cresce.

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