Primeiros passos > Descubra sua força

Como pequenas empresas podem inovar

como inovar

Por que você precisa ler este texto?

Camila Krohling, consultora de comunicação e posicionamento de marca, mostra que há várias formas de inovar.

Inovação não diz respeito apenas a desenvolver carros voadores ou robôs domésticos que fazem todas as tarefas. Todo empreendedor pode ter ideias inovadores e ser o primeiro no mercado a fazer as coisas de uma forma diferente.

Para Camila Krohling, consultora em comunicação e posicionamento de marca, microempresas têm mais facilidade para inovar do que negócios maiores. Segundo pesquisa feita pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras), 40% de um total de 96 negócios de pequeno e médio porte desenvolveram novos produtos nos últimos três anos.

Vantagens das pequenas empresas em inovar

Em primeiro lugar, são mais flexíveis em todos os sentidos. Para mudar a natureza do negócio, não é preciso pagar tantos impostos ou resolver inúmeras questões legislativas, como é o caso de grandes companhias. Isso significa que mudar de foco é menos trabalhoso e mais rápido.

Elas também são mais flexíveis na questão dos funcionários e maquinários. Novas operações talvez exijam contratação de novos trabalhadores ou instrumentos, o que encarece e complica o processo. Os custos para inovar, portanto, diminuem bastante no caso de negócios menores.

As pequenas empresas também têm mais proximidade com o cliente, o que facilita na hora de fazer pesquisas e descobrir o que querem. Uma multinacional precisa estabelecer mecanismos para colher a opinião do público. Mas o dono de uma pequena loja de doces conhece melhor seus clientes e pode simplesmente perguntar, cara a cara, o que ele acha do estabelecimento e o que faria diferente.

Como inovar

Além de desenvolver novos produtos, há várias outras formas de trabalhar com inovação. Para Camila, inovar significa achar soluções diferentes para o mesmo problema.

A marca gaúcha de vestidos Ada, por exemplo, não trabalha com coleções. Existem modelos prontos que ganharam nomes específicos e são relançados em várias edições. Quando as unidades se esgotam, o produto pode deixar de ser produzido ou ser relançado com um novo material. Essa é uma forma de inovar no processo. As fundadoras optaram por fazer dessa forma por questões de praticidade e sustentabilidade. Assim, não colocam no mercado produtos que ficam datados e logo saem de moda.

Foto: Reprodução

Outra forma de inovar sem criar novos produtos é o que faz a empresa O Amor é Simples. As amigas Laís Ribeiro, Natália Pegoraro e Janaína Pasin abriram um e-commerce para vender vestidos de noiva e acessórios para casamento com preços justos, bem mais baixos do que a média de mercado. A princípio, abrir uma loja virtual para vender peças tão clássicas não parece inovador. Mas o negócio criou um claro diferencial ao resolver o problema de quem deseja se casar, mas não tem milhares de reais para investir em um vestido.

Segundo Camila, é possível investir no produto, processo, modelo de negócio ou fontes de suprimento. Ela cita exemplos de empresas que trabalham com a inovação de diversas formas:

– Nubank: cartões de crédito sem anuidade e menos burocracia;

– Uber: sistema de motoristas particulares como alternativa mais barata e eficiente aos táxis;

– Quinto Andar: imobiliária online que se encarrega de boa parte das transações e não cobra seguro-fiança do locatário;

– Smart Fit: academia de alto nível, com bons aparelhos, mas com mensalidades mais baixas pois contrata menos professores;

– Netflix: assistir séries e filmes sem precisar ir até a locadora.

Para quem deseja inovar, Camila propõe um exercício. Responde a três questões: quem é a empresa, o que eu vendo e como eu vendo. As respostas poderão apontar caminhos para o que precisa ser melhorado e onde é preciso inovar.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.