Primeiros passos > Derrube mitos

Trabalhar na aposentadoria? Saiba porque empreender pode ser boa opção

Nem todo mundo pendura as chuteiras quando se aposenta. Há quem prefira trabalhar na aposentadoria para complementar a renda e manter a cabeça ocupada. Uma das formas de fazer isso é abrindo o próprio negócio, pois o empreendedor mais velho costuma ter mais tempo livre e alguma estabilidade.

O estereótipo do velhinho de bengala, desmemoriado e que passa o dia vendo televisão está caindo por terra. Hoje, as chances de estender a vida ativa com saúde por muitos anos é grande. Além disso, o auxílio recebido do governo não costuma ser suficiente para viver com qualidade e conforto. Diante desse cenário, é preciso antes descobrir como trabalhar na aposentadoria.

Este ano, o SEBRAE divulgou a pesquisa Perfil do potencial empreendedor aposentado. Os dados apontam para uma evidente disposição para empreender entre aqueles que estão chegando à aposentadoria: 1 a cada 10 entrevistados pretende abrir o próprio negócio nos próximos anos. Os motivos são variados: aumentar a renda da família, ocupar o tempo livre e continuar trabalhando.

Os futuros empreendedores sabem o que querem quando a aposentadoria chegar. Oitenta por cento já decidiu que tipo de negócio quer abrir. Entre eles, metade deseja atuar no setor de comércio e 30% no de serviços. Empreendimentos na área alimentação foram os mais citados.

O potencial empreendedor aposentado

A pesquisa revela algo surpreendente: 57% dos entrevistados que desejam abrir negócios próprios na aposentadoria são mulheres. Além disso, empreender parece ser uma necessidade, pois mais da metade dos participantes do estudo têm renda individual de até três salários mínimos.

Trinta e cinco por cento dos entrevistados tem apenas Ensino Fundamental completo. A parcela de futuros empreendedores com Ensino Médio completo ou incompleto é de apenas 29,4%.  A parcela de pessoas formadas na faculdade é menor ainda: 19,5%.

Metade dos participantes já estão aposentados e atuaram no setor de serviços antes de se aposentar. O restante trabalhava em indústria, comércio ou no setor agropecuário.

A pesquisa também mostra que mais de 90% dos aposentados ainda não tomou nenhuma iniciativa para empreender, ainda que tenha esse objetivo. Quanto mais jovens, mais chances de terem tomado alguma atitude inicial. No entanto, isso não chega a ser um problema, pois a disposição é o primeiro passo para começar.

Vantagens de empreender na aposentadoria

Os empreendedores aposentados possuem algumas vantagens com relação aos mais jovens. Têm mais experiência, vontade e credibilidade, além de já terem desenvolvido uma série de competências diferentes durante a vida. Além disso, têm mais tempo livre para concretizar o sonho de abrir um negócio.

Apesar de toda a experiência, ainda há muito a aprender. O aposentado pode agregar novos conhecimentos para ampliar sua visão de mundo e percepção da realidade. Não há nada de errado em encarar a aposentadoria como férias eternas. Mas também é possível encará-la como um novo ciclo, cheio de oportunidades para quem deseja galgar novos horizontes.

O que falta para o empreendedor aposentado

Para o SEBRAE, falta capacitação. Muitos aposentados pretendem empreender, mas não sabem por onde começar. A maioria usa o computador e redes sociais como o WhatsApp, mas não utilizam as novas tecnologias para buscar informações e ferramentas que os auxiliem. Veja uma cartilha com orientações para aposentados empreendedores feita pelo SEBRAE.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.