Primeiros passos > Derrube mitos

Dicas para trabalhar com o marido e a favor do seu negócio

trabalhar com o marido

Por que você precisa ler este artigo?

Trabalhar com o marido ou com a esposa não é fácil, mas pode funcionar se os dois estiverem comprometidos em alcançar o sucesso na empresa e também no casamento.

Muitos empreendedores seguem o lema “família, família, negócios à parte”. Outros criam negócios sólidos ao lado do parceiro e não abrem mão da empresa familiar. Trabalhar com o marido ou esposa é possível e rende bons frutos para os casais que fazem dar certo.

Trabalhar com o marido ou com a esposa pode gerar problemas por dois motivos: misturar problemas da empresa com a vida pessoal e tratar o parceiro da mesma forma no trabalho e em casa. Se o equilíbrio for alcançado, as chances de sucesso são grandes. Dois empreendedores unidos que também são um casal compartilham o mesmo sonho, se conhecem muito bem e potencializam sua força para construir algo grande.

Dicas para trabalhar com o marido

Os sites Entrepreneur e Lifehack separaram dicas para trabalhar com o marido e fazer dar certo:

1 – Encontre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Embora a regra de ouro seja “mantenha seu trabalho e vida pessoal separados”, isso está se tornando cada vez mais difícil em um mundo centrado na tecnologia, com todo mundo conectado pelo WhatsApp. Hoje, é difícil se desligar do serviço enquanto estamos em casa, já que o celular pode tocar com email de clientes ou mensagens de fornecedores a qualquer hora.

Empreendedores, principalmente durante os primeiros anos de vida de seus negócios, têm ainda mais dificuldade para se desligar. Ainda que seja difícil, é preciso estabelecer momentos de relaxamento junto ao parceiro. Equilibre trechos particularmente agitados do dia a dia com momentos em que a palavra “trabalho” fica proibida. Pode ser durante o almoço, o jantar ou no final da noite.

Durante o final da semana, invista em passeios com a família e tire pelo menos alguns momentos para esquecer a empresa e apenas aproveitar a companhia do seu parceiro.

2 – Aproveite os pontos fortes de cada um

Você e seu parceiro se conhecem bem e já sabem quais são os pontos fortes de cada um. Essa é uma das vantagens de trabalhar com o marido: identificar as qualidades e defeitos de cara e usar isso a favor do negócio.

Delegue funções específicas para cada um, de acordo com seus pontos fortes. Se um de vocês lida melhor com números, poderá ficar responsável pelo financeiro da empresa. Aquele que lida melhor com pessoas poderá ficar responsável pelos clientes e funcionários, por exemplo.

Além de separar os deveres, é preciso confiar que o parceiro irá cumprir suas obrigações. Cada um cuida do seu e isso evita que fiquem constantemente checando com o outro se as tarefas foram feitas.

3 – Tenham os mesmo objetivos em mente e comuniquem-se

trabalhar com marido

Foto: Istock/Getty Images

Clareza é essencial para qualquer relacionamento, seja amoroso ou profissional. Ao trabalhar com o marido, o cuidado com a comunicação deve ser redobrado. Para que a empresa tenha sucesso, o casal deve ter os mesmos objetivos em mente.

Por exemplo, você e seu marido têm uma loja de artigos esportivos e ele quer abrir outra filial na sua cidade até o fim do mês. Se não estiver de acordo, dialogue e explique por que não é possível atingir a meta ainda em 2017. Se decidir apoiar a ideia, trabalhe junto com ele para viabilizá-la.

Voltem a conversar sobre o assunto com frequência. Se você cuida do financeiro e percebe que a loja não terá caixa suficiente para abrir uma filial, avise-o para que possam bolar um novo plano sem estresse.

4 – Cuidado com as brigas

Se você é do tipo que guarda rancor e traz à tona todas as feridas do passado toda vez que briga com seu parceiro, trabalhar junto com ele poderá ser complicado. Isso poderá interferir no andamento da sua empresa e criar um ambiente de trabalho hostil.

Imagine gritar com um colega de trabalho sempre que ele esquecer de avisar sobre uma reunião? Ou bufar impaciente dizendo ao parceiro de escritório que você faz todas as tarefas sozinha. Insuportável, né?

Sempre assuma que seu parceiro tem boas intenções. Ainda que erros aconteçam, você deverá lidar com eles da mesma forma que lidaria com colegas de trabalho que não são casados com você.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.