Primeiros passos > Derrube mitos

Quiz: você deveria abrir loja virtual ou física?

loja física ou virtual

Antes de decidir entre abrir uma loja virtual ou física, é preciso levar em conta todos os custos e demandas envolvidos. Enquanto a online pode ser uma boa opção para economizar no início, é preciso entender muito sobre marketing online, relacionamento com os clientes e logística de entregas.

Já a loja física exige mais investimento, pois é preciso alugar ou adquirir um espaço físico, além de pagar pela manutenção dele: contas de luz, água e telefone, decoração do local, compra de equipamentos e móveis e assim por diante.

O comércio online permite ampliar o negócio sem a necessidade de abrir outras lojas físicas e multiplicar os gastos mensais. O alcance é maior, já que é possível vender para pessoas do mundo todo, e não apenas para quem vive naquela região.

Além disso, as portas da loja online estão sempre abertas. Isso também significa que o empreendedor ou um funcionário deverá ficar disponível para responder dúvidas de clientes até aos finais de semana, pois a demora nas respostas pode gerar reclamações.

Muito se engana quem pensa que o e-commerce exige menos do empreendedor em termos de atendimento. Na loja física, é preciso treinar bem os funcionários para responder todas as dúvidas dos clientes e trata-los de forma adequada. Mas na virtual, surge todo tipo de dúvidas e reclamações, com questões sobre o frete, prazo, características do produto e atraso na entrega.

Hoje, é cada vez mais comum consultar sites como o Reclame Aqui antes de fechar uma compra pela internet. Portanto, o atendimento prestado deve ser o melhor possível para que a empresa fique bem avaliada online.

No quesito marketing, os gastos podem ser reduzidos no caso da loja online. Um estabelecimento físico pode divulgar seu trabalho em outdoor nas ruas, distribuição de panfletos e decoração da fachada. Online, será preciso investir em divulgação nas redes sociais ou na compra de palavras-chave em sites de busca, por exemplo.

Está em dúvida entrar abrir loja virtual ou física? Faça o teste e descubra qual tipo de empreendimento é melhor no seu caso:

 

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.