Primeiros passos > Derrube mitos

Ter mais de uma empresa é possível; entenda

ter mais de uma empresa

A legislação brasileira permite ao empreendedor ter mais de uma empresa, mas só em certos casos. Quem deseja se aventurar nessa vida multitarefa deve ter em mente que administrar vários negócios ao mesmo tempo exige muita organização e foco. O empreendedor que dá esse passo deve ter o mínimo de experiência em administrar um negócio.

Novos empresários precisam lidar com várias questões logo de início: separar despesas empresariais e despesas pessoais, calcular impostos, fazer um plano de crescimento, escolher fornecedores, funcionários e assim por diante. Se fazer tudo isso para uma empresa não é fácil, imagine para duas.

Quem ainda não tem um negócio consolidado poderá se atrapalhar ao abrir uma nova empresa, que irá exigir investimento de tempo e dinheiro. Se você já é um empreendedor maduro e está pronto para dar o próximo passo, é preciso ficar atento às condições para ter mais de uma empresa no Brasil.

É possível ter duas empresas individuais?

Não, mas é possível fazer a abertura de uma sociedadePor exemplo, você é dona da loja Isabel Souza Cosméticos – ME (microempresa). Agora, quer abrir um salão de beleza.

Não será possível abrir outra microempresa individual no seu nome. No entanto, poderá abrir uma LTDA (Sociedade Limitada) com um ou mais sócios. Associe-se com alguém de confiança, como uma prima ou amiga, e abra o estabelecimento Isabel Souza e Marta Lima Salão de Beleza LTDA.

Em regime de sociedade, é possível abrir quantas empresas quiser. A legislação brasileira determina que o empreendedor não pode ter mais de uma empresa individual pois considera que ele ou ela não consegue administrar dois negócios ao mesmo tempo sem receber ajuda de um sócio.

Quem é MEI pode ter mais de uma empresa?

Não. O microempreendedor individual não pode abrir outro CNPJ ou se associar a uma empresa que já existe. Uma opção é abrir o novo negócio no CNPJ de outra pessoa. Por exemplo, você é casada e tem um salão de beleza. Agora, quer abrir uma loja de cosméticos. Seu marido poderá criar o novo CNPJ, caso não seja MEI. Mas só faça isso se tiver total confiança nessa pessoa.

Se associar a uma empresa que já existe também não é permitido. Se você realmente quiser fazer isso, feche o seu MEI. Dessa forma, poderá abrir um negócio próprio (ME), uma sociedade (LTDA) e se associar a quantas empresas quiser.

Dicas para ter mais de uma empresa

Antes de bater o martelo e decidir ter mais de uma empresa, veja algumas dicas para ter sucesso administrando dois negócios.

1 – Aproveite a estrutura do negócio que você já tem

É possível usar a mesma estrutura de administração para gerir dois negócios. Se você tem uma equipe responsável pelo financeiro da sua empresa, uma dica é utilizar essa mesma equipe para cuidar também do novo empreendimento. Analise quais serviços podem ser feitos por essa mesma equipe, pois a gestão centralizada poderá agilizar as coisas e te fazer economizar. No entanto, certifique-se de que a nova divisão de trabalho será justa para os funcionários, tanto em termos de salário quanto de carga horária.

2 – Tenha braços direitos

Se você vai administrar mais de uma empresa, será preciso ter bons funcionários para confiar a gestão de seus negócios durante sua ausência. Por exemplo, você é representante comercial e precisa viajar constantemente para outras cidades. Tenha alguém de confiança para tocar o seu escritório de contabilidade enquanto estiver fora, por exemplo.

3 – Divida os custos e lucros de cada empresa

Mesmo que os dois negócios sejam administrados pela mesma equipe e fiquem no mesmo local, é preciso separar as finanças de cada um. Usar dinheiro de uma  empresa para pagar contas da outra poderá fazer com que você perca o controle das receitas individuais.

Administre as duas empresas de forma individual, sem confundir as finanças, para ter uma visão clara sobre o faturamento de cada uma e evitar surpresas desagradáveis.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.