Primeiros passos > Derrube mitos

Quiz: Você é empreendedor ou trabalhador autônomo?

empreendedor

Quem trabalha por conta própria não necessariamente é empreendedor. O profissional pode ser um trabalhador autônomo, vendendo seus serviços para empresas.

O trabalhador autônomo também é conhecido como freelancer. Mais pessoas têm optado por esse estilo de vida pela flexibilidade: não há chefe ou horários definidos. O profissional combina com a empresa como e quando deverá entregar o trabalho. Recebe o dinheiro pelo serviço prestado através da emissão de nota.

 

Há quem se torne trabalhador autônomo por falta de opção. Muitas empresas preferem não contratar funcionários fixos pelos altos custos com impostos. Também há quem se torne empreendedor por não encontrar emprego. Com poucas vagas em um mercado de trabalho em crise, é preciso colocar a criatividade para funcionar e ganhar dinheiro a partir de um negócio próprio.

Empreendedores e trabalhadores autônomos traçam caminhos similares. Muitas vezes, é confuso distinguir em qual categoria cada profissional se encaixa. Ambos não têm carteira assinada, são donos do próprio tempo e ganham dinheiro por demanda.

No entanto, ser empreendedor tem muito mais a ver com criar um projeto maior que você, enquanto ser freelancer está mais relacionado com prestar seu trabalho da melhor forma que puder.

A diferença entre os dois pode parecer mero detalhe, mas não é. Entender se você é empreendedor ou trabalhador autônomo é importante para traçar seu objetivo, definir seus próximos passo e escolher a que vai se dedicar.

Se você é empreendedor, não deve se focar tanto em habilidades específicas. Saber programar, por exemplo, não é indispensável caso entenda o mínimo sobre programação e saiba o que pedir ao seu programador. As habilidades são sim importantes e podem ser o ponto de partida para começar um negócio, mas saber gerenciá-lo é igualmente importante.

Já o trabalhador autônomo deve investir na sua capacitação profissional e utilizar suas habilidades da melhor forma possível. Se você sabe programar e quer se tornar freelancer, faça uma boa rede de contatos e desenvolva seus conhecimentos.

Faça o teste e descubra se você é empreendedor ou trabalhador autônomo:

[playbuzz-item url=”//www.playbuzz.com/greenparkcontent10/voc-empreendedor-ou-trabalhador-aut-nomo”]

 

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.