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Como criar um portfólio online sem nunca ter tido clientes

portfolio online

Por que você precisa ler este texto?

Hoje, há inúmeras formas de criar um portfólio. É possível fazer ações nas redes sociais, expor projetos de faculdade e usar outras ferramentas para vender seu trabalho sem nunca ter tido clientes.

Criar um portfólio online é forma de mostrar o seu trabalho ao público e passar a ideia de profissionalismo. Mas como montá-lo sem nunca ter tido sequer um cliente?

O portfólio existe para mostrar o que você é capaz de fazer, destacar suas habilidades e mostrar seu perfil. Para quem está mudando de área ou no início da carreira, pode ser difícil convencer o cliente a fechar negócio. O ideal é fazer um apanhado de projetos pessoais, universitários ou não remunerados que mostrem suas qualidades.

Não ter um portfólio online deixa o empreendedor em desvantagem em relação aos concorrentes. Veja como montá-lo sem nunca ter tido clientes.

1 – Crie trabalhos para o seu cliente ideal

Primeiro, identifique o seu cliente ideal. Depois, construa um projeto para aquele tipo de cliente. Você também pode se inspirar em empresas ou pessoais reais para quem gostaria de trabalhar.

Se você deseja produzir a decoração de festas infantis, por exemplo, crie uma série de peças que agradariam o tipo de cliente que você deseja atingir (famílias de alta renda, mães e pais que vivem na comunidade onde você vive e assim por diante). Deixe sua imaginação correr solta, faça um bom trabalho e divulgue os exemplos no portfólio online.

2 – Pense fora da caixinha e abuse das redes sociais

Hoje, o portfólio online não precisa ser tão formal a ponto de ficar hospedado em um site e exibir uma cartela de clientes famosos. As suas próprias redes sociais podem ser um repositório de exemplos dos seus talentos.

Uma boa ideia é criar uma hashtag e postar diariamente um pouquinho do seu trabalho no Instagram ou Snapchat. Se você faz bolos de festa, por exemplo, faça alguns caprichados para postar nas redes sociais. Se tem talento para fazer unhas, customize as unhas das suas amigas e as exiba online. Divulgar fotos do making off também é boa escolha e pode ir para o seu Facebook.

3 – Resgate projetos pessoais ou estudantis

Projetos que desenvolveu na faculdade, em cursos técnicos ou especializações podem ser exibidos no portfólio. O mesmo vale para projetos pessoais. Nunca ter tido clientes não significa que você não seja uma pessoa talentosa e pronta para oferecer seu trabalho.

4 – Seja criativo e mostre profissionalismo

Criatividade e profissionalismo são boas qualidades na hora de montar um portfólio online sem nunca ter tido um cliente. Só exiba os trabalhos que são bons o suficiente para estarem no mercado – mesmo que ninguém tenha pagado por eles (ainda).

Para chamar atenção do seu público, invista em formatos diferentes para apresentar os trabalhos, como a produção de vídeos divertidos para contar sua história e expor seus talentos.  A comunicação será fundamental para garantir a confiança dos clientes, então passe firmeza e segurança em todas as ações que fizer.

A importância do portfólio online

Organizar o portfólio na internet é forma de torná-lo mais acessível, pois mantê-lo apenas no papel restringe o número de pessoas que têm acesso a ele. Além disso, ele pode ser atualizado sempre que você realizar um novo trabalho.

O portfólio funciona como um “cartão de visitas” mais elaborado. Hoje, existem plataformas que oferecem layouts já prontos, além da possibilidade de você simplesmente utilizar as redes sociais. O que está esperando para criar o seu?

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