Primeiros passos > Derrube mitos

Os cuidados que você precisa ter na busca por mentores

mulher ensinando menina mais nova com computador e papéis em cima da mesa

Mentores são pessoas qualificadas que podem ajudar você a empreender. Espere muita sinceridade e conselhos espertos que vão auxiliá-lo a encontrar soluções para o que parecia não ter saída. Esse tipo de trabalho é chamado de mentoria e, para dar certo, você vai precisar ter alguns cuidados na hora de escolher um mentor ou mais.

Eles geralmente têm mais experiência de mercado e já tiveram de enfrentar poucas e boas, principalmente como líderes de negócios. Vão ajudá-lo a descobrir onde você deseja chegar e como pretende fazer para atingir esse objetivo. O trabalho dos mentores não é necessariamente pago — ele pode, por exemplo, ser remunerado se tornando sócio do seu negócio.

O primeiro passo para acertar na escolha do seu mentor é pensar em alguém que atualmente ocupe um cargo que você se espelhe ou se inspire. Pode ser um ex-colega de trabalho que hoje é bem-sucedido em seu negócio ou alguém que começou do zero e hoje tem três filiais da sua marca. Você é quem vai decidir o perfil que mais combina com você.

As qualidades de um bom mentor

O seu mentor pode estar mais perto do que você imagina. Isso significa que, antes de sair procurando pelo Facebook ou anunciando pelo LinkedIn, lembre das pessoas que conhece. Não necessariamente você precisa ter trabalhado com elas. Às vezes, um parente ou um amigo pode ser aquele mentor com quem você tanto sonhara. Ou ainda: eles podem ser a conexão entre você e o seu futuro mentor. Peça indicações e “investigue” a trajetória pessoal de cada um deles.

O próximo passo é pensar nos benefícios que esse mentor profissional pode trazer a você. A começar pela ajuda nas tomadas de decisão. Se você já tiver um problema de difícil solução no negócio, marque um café com ele (ou ela) e peça um conselho. Ouça o que ele tem a dizer, perceba se ele é ponderado, se apresenta caminhos que podem moldar o rumo do seu trabalho e, quem sabe até, da sua vida.

Um bom mentor deve ter paciência e estar disposto a ouvir todas as suas dúvidas.

Ele deve dividir histórias semelhantes pelas quais já passou e mostrar tanto as experiências ruins, quanto as boas, apresentando a forma como se saiu em ambas as situações. Preste atenção em todos os detalhes, pois eles podem fazer a diferença na hora que você decidir sobre o rumo do seu negócio e também sobre a escolha certa do seu mentor.

Um mentor profissional também deve ser capaz de oferecer toda a orientação necessária para que você saiba, com muita clareza, quais são os próximos passos que você deve dar para chegar onde pretende com o seu negócio. Além disso, ele também vai colocar você em contato com pessoas incríveis, que podem abrir muitas portas ou com quem você pode fazer boas parcerias.

Mas, atenção: não se iluda e ache que você vai poder deixar tudo na mão do seu futuro mentor! Ao encontrá-lo, você deve ter feito a lição de casa direitinho: saber quem são seus concorrentes, como foi que cresceram no mercado, as novas tendências na sua área, o público-alvo que você pretende atingir, os investidores que mais aplicam (e onde aplicam). Só assim você vai encontrar o seu mentor ideal e fazer o seu negócio brilhar!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.