Primeiros passos > Derrube mitos

O que é visual merchandising e qual a importância para o seu negócio

o que é visual merchandising

Você sabe o que é visual merchandising? Aqui no Brasil, o termo é usado em inglês mesmo e se refere à maneira como sua loja se apresenta visualmente, com o objetivo de convencer uma pessoa a comprar seus produtos. Trocando em miúdos, é fazer uma vitrine mais chamativa e interessante, uma decoração bonita ou estilosa e até mesmo caprichar nas embalagens.

Além de deixar seu ponto de venda mais bonito e abusar de técnicas como o vitrinismo, o visual merchandising também é importante para te ajudar a organizar os produtos de uma maneira que eles sejam mais comercializados. Organização de móveis, de prateleiras e araras podem fazer uma baita diferença nas vendas no final do mês. E isso influencia até mesmo na precificação daquela peça encalhada: será que ela não vende porque não tem mercado ou está apenas mal colocada?

Qual a importância e o que é o visual merchandising?

Antes de mais nada, é importante você entender como funciona a comunicação de um negócio. Tudo é construído pensando em três elementos muito importantes: seu negócio propriamente dito (você), que é chamado de emissor, somado ao cliente (que seria o receptor), somado ao recurso que você vai usar para falar com seu cliente (chamado de meio).

Isso serve para dizer que você é a responsável pela maneira como os consumidores vão enxergar a sua loja. Ou seja, não adianta querer que as pessoas achem sua marca de roupas moderna e descolada se a decoração interna for muito tradicional.

Para alinhar esse tipo de informação, existe o visual merchandising. A técnica mexe em toda a estrutura do negócio, da vitrine ao ponto de venda, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e, claro, convencê-lo a comprar o produto e a voltar em breve.

O visual merchandising é um trabalho bastante direcionado, feito, na maioria dos casos, por profissionais com experiência em marketing e em formação de marcas. Mas ter uma ideia clara de como ele funciona é importante saber alguns conceitos que podem te ajudar a implementar sozinha algumas técnicas no seu negócio.

Como o visual merchandising funciona?

Antes de começar, você precisa ter em mente qual o conceito da sua marca. Qual o valor que você defende e quer transmitir? Algumas perguntas podem te ajudar a entender melhor e a definir isso: aual a imagem que você quer passar? De um negócio mais moderno, descolado, tradicional, clássico ou alinhado às causas sociais? Qual seu público-alvo e como é o comportamento de compra dele?

Além disso, a localização é importante. Lojas de bairro, isoladas, no meio de centros comerciais ou até mesmo serviços delivery trazem significados diferentes para o consumidor e devem ser levados em consideração.  A partir daí, começa o trabalho de disposição da vitrine, dos produtos dentro da loja, da decoração e de tudo mais que influenciar nas sensações visuais do cliente.

O objetivo é sempre o mesmo: criar o ambiente com a melhor experiência possível, para estimular a compra e a vontade de voltar. Um exemplo bastante simples é a disposição das peças de roupa em um brechó. Se tudo estiver sinalizado, etiquetado e precificado, as clientes não se irritam e tendem a ficar mais tempo por ali procurando peças. O contrário também é verdade: se você tem dificuldades em encontrar o que procura e, quando acha, não sabe o preço e fica insatisfeita, as chances de compra e de retorno despencam.

Por isso, todo o visual do seu negócio deve ser pensado com bastante cuidado. Do nome e logotipo às cores e decoração interna. O visual merchandising deve ser encarado como um aliado. Ele existe para te ajudar a adequar seus produtos, deixando tudo mais harmonioso e prático para o cliente.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.