Primeiros passos > Derrube mitos

Afinal, o que é empreender? As vantagens e os pontos negativos

o que é empreender

Por que você precisa ler este texto?

Empreender é o sonho de muita gente, mas não é para todo mundo. Antes de decidir abrir o próprio negócio, é preciso ter uma boa noção prática da nova vida que o aguarda.

Muita gente se pergunta sobre o que é empreender e quais são as vantagens de abrir uma empresa. Aderir ao empreendedorismo significa adotar um novo estilo de vida e ganhar mais flexibilidade. Por outro lado, é preciso abrir mão de algumas comodidades da vida de funcionário.

Durante a Virada Empreendedora, realizada em junho em São Paulo, as empreendedoras Maytê Carvalho e Patrícia Cella conduziram uma palestra chamada “As dores e delícias de empreender”. O objetivo era discutir quais são as dores de largar o conforto da vida tradicional para perseguir um sonho cheio de riscos.

Afinal, o que é empreender?

O empreendedor é o profissional que tira suas ideias do papel e as coloca em prática. Além de abrir o próprio negócio, empreender significa liderar, inovar, tomar riscos e cultivar novas oportunidades. Para isso, é preciso ser resiliente, corajoso, guerreiro, organizado e ser muito interessado pela ideia.

Desvantagens de empreender

Perder o conforto da CLT

Hoje, nem todo mundo é CLT e tem todos os benefícios previstos por lei. Mas a menos que você já seja freelancer e abrace diferentes projetos todo mês, empreender significa, antes de tudo, abrir mão de um salário fixo.

Todo empreendedor deveria calcular um pró-labore e retirar da empresa o mesmo salário todos os meses. No entanto, isso nem sempre acontece – principalmente quando o negócio está no início. Além do salário fixo, quem abre mão da CLT também abre mão de benefícios como vale-transporte, férias remuneradas, plano de saúde e 13º salário.

“Ter mais tempo para si mesmo”

Mito. Muita gente deixa o mercado de trabalho formal e vai empreender pois acredita que vai trabalhar menos. Mas segundo as empreendedoras, o que acontece é o oposto: mais trabalho, já que você estará fazendo quase tudo sozinho e investindo seu tempo em uma empresa que é sua.

Muitas vezes, o empreendedor começa seu negócio sozinho, o que significa que sua trajetória é solitária. Tudo depende dele: financeiro, administrativo, criação dos produtos e serviços, relacionamento com o cliente e assim por diante. Ou seja, nada de trabalhar menos, pelo menos no início.

Contratar funcionários ou conseguir sócios sem ter nome no mercado

Uma empresa que acaba de abrir não é tão famosa e provavelmente não terá condições de pagar um salário incrível ou prometer um pró-labore gordo aos sócios. No início, será mais difícil conseguir sócios ou contratar os funcionários mais qualificados.

Pivotar

Mudar o foco do seu negócio será difícil no começo, quando o empreendedor ainda está apegado à ideia original e está realizando o sonho de abrir o próprio negócio. Mas pivotar é normal e fica mais fácil com o passar do tempo.

Vantagens de empreender

Horários flexíveis

Ao abrir o próprio negócio, você provavelmente irá trabalhar mais, mas com horários flexíveis. Isso significa que se for preciso tirar uma manhã para ir ao banco e terminar o serviço durante a noite, a escolha é sua. Para quem têm filhos, o trabalho flexível é uma mão na roda, já que fica mais fácil se adaptar aos horários da criança e trabalhar enquanto ela estiver dormindo ou na escolinha.

Rede de apoio

Empreender pode ser solitário, mas felizmente há uma rede de apoio com a qual o empreendedor pode contar, como a Aliança Empreendedora e outras organizações similares. Há, inclusive, entidades voltadas apenas para mulheres empreendedoras.

Conversar com outros empreendedores, participar de eventos, workshops e procurar mentores é uma forma de fortalecer seu negócio e sua atuação como profissional.

Trabalhar mais, mas mais feliz

Investir na sua ideia, no que você gosta de fazer, trará mais prazer do que trabalhar para a empresa de outra pessoa, executando um serviço que nem sempre te agrada. Além de trabalhar com o que gosta, você estará construindo algo seu, com chances de melhorar de vida no futuro.

O propósito de empreender

O propósito de empreender pode ser ter horários flexíveis, ganhar mais dinheiro, ter mais tempo para os filhos ou simplesmente fazer do mundo um lugar melhor. Seguir um desses propósitos é motivador e provavelmente é a principal “delícia de empreender”.

Você se considera um empreendedor?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.