Primeiros passos > Derrube mitos

Liderança feminina: a empatia como ferramenta para inspirar equipes

Liderança feminina

Por que você precisa ler este texto?

Historicamente, a mulher ocupa poucos cargos de liderança em empresas. Mas essa realidade está mudando e, com isso, novas formas de liderar estão surgindo. Entenda a ideia de liderança feminina.

A mulher do século 21 não está apenas entrando no mercado de trabalho. Ela está liderando equipes, abrindo empresas e assumindo posições importantes na sociedade. Essa realidade tem levantado discussões sobre como é a liderança feminina e as diferentes formas de conduzir uma equipe.

No livro “Marca de Mulher”, a autora Catherine Kaputa escreve que, segundo estudos, há pouca diferença entre os sexos masculino e feminino. No entanto,  homens costumam ser mais objetivos, enquanto mulheres tendem a ser mais conciliadoras. Ainda assim, é importante lembrar que existem mulheres que adotam posturas consideradas masculinas pela sociedade e vice-versa.

Isso não significa que há um jeito mais adequado ou eficiente de liderar, apenas que há formas diferentes de estar à frente de uma equipe. Ariane Santos, vencedora do concurso Hora de Brilhar 2016, acredita que os homens são mais racionais e diretos, enquanto as mulheres olham a situação como um todo e buscam ajuda de toda a equipe para resolver situações. Ela é dona da Badu Design, um negócio social que leva aos consumidores produtos de papelaria e presentes feitos à mão por mais de 50 mulheres em condições de vulnerabilidade social.

“Não quero dizer que há um jeito melhor ou pior de liderar. Há apenas jeitos diferentes”, opina. “Acredito muito que a mulher tem uma sensibilidade para ser mais democrática e ouvir a todos antes de tomar uma decisão”, completa.

A liderança feminina

Para Ariane, hoje, as pessoas estão mais inclinadas a trabalhar por aquilo em que acreditam. Tanto empregadores quanto donos de empresa preferem se envolver em projetos com os quais se identificam, trabalhando de forma colaborativa — principalmente nos negócios menores. “Há uma aproximação maior entre funcionário, diretoria e chefia. Há hierarquia, mas há mais colaboração”, completa.

Na opinião da empreendedora, a mulher tem uma visão ampla e consegue enxergar diferentes pontos de vista. Ela executa várias tarefas ao mesmo tempo e consegue dar atenção ao todo. A empatia, outra característica muito cultivada pelo sexo feminino, pode ser bastante útil no mundo dos negócios. A capacidade de se colocar no lugar do outro ajuda a conciliar opiniões divergentes e a enxergar mais possibilidades.

Por outro lado, a mulher tem o grande desafio de ser ouvida. Como pode ser mais analítica, acabando soando menos assertiva e reflete mais para tomar decisões em certas ocasiões. Muitas vezes, esse tipo de comportamento é encarado como instável pela sociedade que valoriza firmeza — mesmo quando ela não é de verdade .

“A mistura entre sensibilidade e racionalismo é o tempero que falta para crescer hoje. Devemos entender que cada pessoa tem seu potencial e pode entregar algo para a empresa”, afirma. “O ideal é criar um ambiente onde todo mundo goste do que faz e trabalhe em equipe para que o negócio cresça”, completa.

Conquista de um espaço para todos

A liderança feminina traz outra vantagem: a representatividade. Como o homem sempre esteve no poder, enxergá-lo em uma posição de liderança não é novidade. Mas quando a mulher abre uma empresa ou ocupa um cargo importante, ela inspira outras que nunca se imaginariam nessas posições.

“Estamos em uma onda super bacana de mudança. Nunca ouvimos falar tanto sobre empreendedorismo feminino quanto hoje. As mulheres estão se unindo cada vez mais”, afirma Ariane.

Para a empreendedora, não há condutas melhores ou piores dentro do mundo dos negócios. Apenas perfis diferentes. “Acho que ainda temos muitos desafios pela frente, mas estamos em uma caminhada muito boa para mostrar que há espaço para todos, tanto homens quanto mulheres”, finaliza.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.