Primeiros passos > Derrube mitos

Dá para pensar em gravidez e empreendedorismo ao mesmo tempo?

mulher grávida sentada no sofá com computador no colo

Algumas mulheres que sonham empreender ou já estão nesse caminho têm uma preocupação comum: a gravidez. Afinal, gestar e criar um filho pode fazer com que alguns planos sejam modificados ou até mesmo interrompidos. Mas será que existe um momento certo para engravidar? Será que esse momento ideal é antes, durante ou depois de empreender?

A psicóloga e coach Leticia Sousa Barbosa diz que não tem uma fórmula mágica na hora de tomar essa decisão. Vai depender muito da vivência e experiências anteriores de cada mulher, do apoio da família e, claro, de planejamento. “Os três primeiros meses são os mais complicados, pois o bebê é totalmente dependente da mãe nessa fase. Se a mulher deseja empreender é importante colocar uma futura gravidez no plano de negócio”, afirma.

Ter um(a) companheiro(a) que a apoie nessa decisão e divida as responsabilidades e os cuidados da casa e do bebê, para que a mulher possa ter um pouco mais de tempo e força para seguir administrando o próprio negócio (ainda que de maneira menos ativa), também é muito importante. “No final do dia, o que conta é o sustento da família”, diz Leticia. “O que acontece é que muitas mulheres acabam sendo arrimo de família hoje em dia e precisam considerar esse fato. É necessário manter os pés nos chão para que não passem necessidades.”

Gravidez: confie em sua equipe

Outro passo importante para ter uma gravidez tranquila e passar os três primeiros meses do bebê sem grandes sustos é escolher bem seu sócio e sua equipe, se esse for o caso. “A composição do time tem que ser feita com atenção. A ideia é que, durante os 9 meses de gestação, ela consiga reunir pessoas que não apenas compartilhem com ela esse momento, como também demonstrem confiança mútua para pode contar com a ajuda delas”, afirma Leticia.

Ser capaz de distribuir tarefas de acordo com o talento de cada um, coordenar e cobrar pelos resultados devem ser características comuns a todos os empreendedores. “Sabe aquele ditado ‘quem engorda o gado é o olho do dono’? Ele faz muito sentido. A mulher empreendedora que pretende engravidar ou já está grávida tem de pensar em um tipo de acompanhamento que ela consiga fazer e também em uma pessoa, competente e de confiança, que possa ficar em seu lugar durante os primeiros meses do bebê”, diz a psicóloga.

Um bom teste para eleger essa pessoa que ficará responsável pelo seu negócio é delegar funções, enquanto ainda for possível, e checar se as respostas são adequadas ao que você precisa. Com isso, você poderá coordenar as ações e fazer os ajustes necessários. “Conhecer bem a pessoa e saber por quais outras experiências ela já passou são importantes para você acerte em sua decisão”, diz Leticia. Isso pode evitar desentendimentos e até processos trabalhistas.

É claro que tudo isso tem de se adaptar ao seu tipo de negócio. Se você tiver um e-commerce, por exemplo, e não tiver equipe, precisa pensar como é que vai seguir administrando-o durante a gravidez e o nascimento do bebê. Por isso é que ter um plano de negócio é tão essencial.

Mas, acima de tudo, não desista: nem da ideia de ter o próprio negócio, nem da gravidez, se assim desejar. “O sonho deve ser perseguido. No coach, nós apoiamos e ajudamos no planejamento daqui 5, 10, 20 anos. Que percurso é esse você deseja fazer? Como é que você pode se sentir realizada agora e o que precisa fazer para chegar lá? Pense em todos os passos antes de sair fazendo”, conclui a psicóloga. E não se esqueça: acredite em seu potencial e brilhe muito!

  • Essa matéria foi útil?
  • 1 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.