Primeiros passos > Derrube mitos

Gestão horizontal: o modelo no qual não há chefes, e sim líderes

gestão horizontal

Por que você precisa ler este texto?

A sua empresa não precisa seguir o modelo tradicional, no qual há uma hierarquia a ser seguida por todos os funcionários. Conheça outra forma de trabalhar, que pode ser inclusive mais produtiva.

Geralmente, dentro das empresas, os cargos são criados seguindo uma hierarquia. Há diretores, coordenadores, profissionais de nível sênior, pleno, júnior, estagiários e assim por diante. Mas nos últimos anos, um novo modelo tem se popularizado e agradado quem deseja inovar para além do empreendedorismo: a gestão horizontal.

Nesse tipo de gestão, a hierarquia dá lugar a um ambiente colaborativo, onde a responsabilidade não fica apenas nas mãos dos diretores e coordenadores. Todos os integrantes da empresa são responsáveis e podem participar do direcionamento da empresa, sem a presença dos chefes. As decisões são tomadas em grupo e têm mais poder do que as determinações individuais.

Não se trata de uma democracia onde todas as ideias são votadas e ganha a que tiver mais votos. Mas sim de abrir a discussão e esgotar todas as possibilidades com a colaboração de todos. Na gestão horizontal, não há chefes, e sim líderes.

O objetivo é ganhar colaboradores e parceiros mais engajados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, o que pode trazer melhores resultados.

Como estabelecer a gestão horizontal na sua empresa

Se você se interessou por esse modelo, saiba que há várias formas de aplicar a gestão horizontal no seu negócio. A princípio, ela significa que todos os integrantes – desde o estagiário até o dono – recebem o mesmo salário. No entanto, isso acontece muito pouco na prática.

No geral, o principal significado de gestão horizontal é liberdade e autonomia com comprometimento. Muitas empresas adotam o modelo estabelecendo que os cargos são bem definidos sem que exista uma chefia. Ou seja, cada funcionário ou grupo de funcionários fica responsável por uma função e responde por elas, sem que haja um gestor ditando tudo. Outra ponto positivo é estabelecer uma relação orgânica entre os trabalhadores. Nesse caso, os cargos são substituídos por grupos de trabalho.

O primeiro passo para instalar a gestão horizontal é abandonar a ideia do chefe como um cara sisudo, autoritário e pouco simpático. O dever do líder é inspirar seus funcionários e torná-los profissionais melhores, mais produtivos e felizes.  O resultado, sem dúvida, é o crescimento da empresa.

O perfil dos funcionários

Quem trabalha em uma empresa onde a gestão é horizontal precisa ser mais proativo e independente. Em um ambiente sem chefe, o funcionário não terá alguém dizendo o que deve fazer, quando e em qual horário. Ele precisa gerenciar seu próprio tempo e ter muita responsabilidade com relação as metas que precisa cumprir.

Para o empreendedor, encontrar pessoas com esse perfil pode ser um desafio. Profissionais mais passivos e que simplesmente cumprem as demandas, de forma automática, podem não ser a melhor escolha. Além disso, é importante prezar por pessoas que saibam se comunicar, pois o diálogo é uma parte muito importante da gestão horizontal.

No que diz respeito ao líder, ele deve estar aberto para dar feedbacks construtivos ao time. Além disso, deve incentivar que todos os membros da empresa pensem como líderes e desenvolvam seu perfil empreendedor, inclusive incentivando projetos pessoais.

Geralmente, a gestão horizontal é implementada em pequenas e médias empresas, mas construí-la é um processo que pode levar algum tempo. Você já pensou em adotá-la no seu negócio?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.