Primeiros passos > Derrube mitos

Como o empreendedor pode se planejar para tirar férias

tirar férias

Por que você precisa ler este texto?

Quem é empreendedor geralmente dá o sangue pelo negócio. Mas quanto mais exausto, menos produtivo. Saiba como planejar seu tempo e sua vida financeira para tirar férias.

Todo mundo deve tirar férias para aliviar a cabeça e voltar ao trabalho com mais energia – inclusive o empreendedor. Quem não tem férias remuneradas — um dos benefícios da CLT — acaba protelando para sempre o período de descanso.

Tornar-se empreendedor significa dedicação total ao próprio negócio. Afinal, a empresa pode ser seu projeto de vida, seu ganha pão e ainda uma oportunidade de mudança. Por isso, o dono geralmente trabalha mais e se preocupa mais. Muitos esquecem de tirar férias e ficam mentalmente esgotados ou até doentes.

Além de descansar a cabeça, tirar férias é importante para mudar um pouco o foco e voltar ao trabalho com novas ideias. O período pode ser utilizado para viajar, fazer cursos ou simplesmente não fazer nada. E todo mundo merece, viu?

Como se planejar para tirar férias

1 – Escolha períodos menos movimentados para a empresa

Todo empreendedor com certa experiência sabe quais são os períodos mais movimentados para o seu negócio. Uma sorveteria, por exemplo, bomba no verão, enquanto uma papelaria lota na volta às aulas.

Escolha o período menos movimentado, quando os problemas para resolver serão menores, assim como a entrada e saída de dinheiro. Será mais fácil deixar outra pessoa responsável e descansar a cabeça por completo. Dependendo do seu nicho, vale a pena fechar o negócio por um período de menor movimentação e abri-lo por mais tempo na época de pico.

2 – Escolha quem fica responsável pelo negócio na sua ausência

Se o negócio continuar aberto durante a sua ausência, deve haver um substituto à altura responsável por tomar decisões e resolver problemas. Se o empreendedor tiver um sócio, problema resolvido. Do contrário, é aconselhável dividir as tarefas de gestão entre os funcionários mais experientes e de confiança.

Se você trabalha sozinho, procure alguém de confiança para te substituir e combine o pagamento. Na impossibilidade de fazer isso, escolha momentos de baixíssimo movimento para tirar os dias de folga sem prejuízo.

3 – Decida por quanto tempo você precisa descansar

O tamanho do tempo de descanso depende de alguns fatores. O primeiro é seu nível de exaustão. Se o negócio exige muito da sua saúde física e mental e você está esgotado, prefira tirar mais dias de férias. Menos de uma semana é tempo suficiente para o corpo começar a descansar, mas não para efetivamente voltar zerado.

Um mês de férias, período definido pela CLT, é o ideal para colocar tudo em ordem na vida pessoal e voltar descansado. Mas seu negócio pode não ter maturidade suficiente para ficar sem a sua presença por tanto tempo. Nesse caso, prefira dividir suas férias em períodos menores espalhados ao longo do  ano, aproveitando alguns feriados, se for possível no seu caso, é claro.

4 – Planeje como bancar suas férias

O dinheiro para as férias não sai do caixa da empresa, e sim do pró-labore retirado mensalmente pelo empreendedor. Portanto, seja sábio ao escolher o que vai fazer durante o período de descanso. O ideal é se planejar financeiramente para isso: ao longo do ano, faça uma reserva financeira.

Geralmente, viajar ajuda a tirar o foco dos problemas e a relaxar corpo e mente. Faça planos mais ambiciosos em épocas melhores para o financeiro da sua empresa, para não correr o risco de se descabelar com um rombo no orçamento na volta.

O empreendedor também pode aproveitar para visitar feiras de negócios ou fazer algum curso que deseja. Mas não se esqueça de descansar enquanto isso! O objetivo principal das férias é dar um tempo para a cabeça, voltando ao batente ainda mais produtivo.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.