Primeiros passos > Derrube mitos

Como transformar sua paixão em trabalho

homem de óculos e tatuagens cortando cabelo longo de mulher

O sonho de muita gente é conseguir deixar de ser funcionário para ter o seu próprio negócio. Se der pra transformar a paixão em trabalho, então, é o mundo perfeito! Mas sabemos que ser empreendedor é um processo gradual e que deve ser estudado. Até chegarmos onde desejamos temos de suar muito a camisa e, mesmo assim, ainda corremos o risco do mundo tão sonhado não ser tão perfeito quanto se imaginava…

O fato é que todos aqueles que desejam se tornar empreendedores têm de estar com disposição e ter jogo de cintura para encarar os desafios do processo. Ouvir experiências, acertos e erros de outros empreendedores também ajuda na construção de seu próprio caminho.

Amy Woodside, fundadora da plataforma americana de histórias reais OKReal, procura trabalhar no empoderamento de mulheres que desejam se tornar (ou que já são) empreendedoras. Ela fez uma lista de oito coisas que você precisa saber antes de transformar a sua paixão em trabalho. Confira!

O que você precisa saber antes de transformar a paixão em trabalho

1. Faça diferente

Um dos maiores desafios ao mudar de carreira é conseguir fazer as coisas de uma forma diferente daquela que você estava acostumada. “Nós inventamos uma série de desculpas para adiar os nossos planos”, ela diz. “Mesmo com o OKReal, eu passei muito tempo esperando até conseguir colocar a mão na massa. Chegou a um ponto que eu não tinha outra saída a não ser começar de alguma forma, ainda que não tivesse certeza se aquele seria o melhor jeito.” Se não funcionar da maneira escolhida, tente alguma outra coisa!

2. Simplifique o seu orçamento

É importante que você fique esperta em relação ao seu planejamento financeiro. A chave para arcar com seus custos é a criatividade, segundo Amy. Largar o emprego sem ter uma reserva de dinheiro é uma má ideia. A recomendação da executiva é manter um trabalho fixo por, pelo menos, meio período, enquanto você tira o seu sonho do papel e transforma sua paixão em trabalho.

3. Deixe pra trás coisas que você ama

Dinheiro não é a única coisa que você precisa economizar quando decide fazer o que ama. Você vai descobrir que energia e tempo também vão estar cada vez mais apertados. “Ninguém fala sobre os sacrifícios. Você vai estar cansada o tempo todo, vai ter que deixar de ver os amigos com frequência, deixar de ter seu tempo livre nos fins de semana… Eu trabalho todos os dias”, afirma Amy. Mas é importante lembrar que você é responsável pela forma como você gasta o seu tempo. “Você vai arranjar tempo para aquilo que é importante para você e isso é muito pessoal. Para mim, isso significa fazer exercícios físicos pela manhã, mesmo que eu tenha que sacrificar alguns minutos de sono”, conta Amy.

4. Você vai errar muitas vezes

Mas não desista. Apenas continue firme em seu objetivo e tente não ser tão dura com você mesma. “Alguma coisa que pode ter me estressado muito há dois anos, agora não me tira tão do sério. Escolher levantar da cama quando não se tem vontade é realmente poderoso”, diz Amy. Uma outra dica que ela dá é imaginar o que uma pessoa que você admira faria em seu lugar. Isso ajudará você a se tornar mais resiliente e flexível.

5. A responsabilidade é toda sua

Se alguma coisa boa ou ruim acontecer, lembre-se: a responsável por tudo é você. Sempre que algo der errado, a dica de Amy é acreditar que você fez o melhor que podia e tirar uma lição daquilo. “Tudo é uma questão de estar aberta e disposta a ouvir o que a outra pessoa deseja falar”, afirma.

6. Você vai se sentir solitária

Mesmo que você esteja cercada de pessoas que amam e apoiam você, elas podem não entender o que você está fazendo — e isso pode ser realmente frustrante, de acordo com Amy. Você vai ter que acreditar muito em si mesma. Mas cuidado para não se distanciar demais dos mais próximos enquanto corre atrás do seu sonho.

7. Não tente controlar tudo

Se você é uma pessoa que gosta de ter o controle, esqueça: deixar-se levar é bem mais libertador e pode trazer muitos frutos.

8. Você vai se sentir realizada

Mesmo que o seu projeto não dê certo, você vai ter aprendido muita coisa a respeito de si mesma e do que pretende fazer da vida dali em diante. “Não é necessariamente uma sensação de felicidade passageira… é mais uma sensação de paz”, diz Amy. No fim, vai valer a pena alguns longos dias e noites!

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.