Primeiros passos > Derrube mitos

5 bicos para complementar a sua renda

mulher fazendo artesanato para complementar renda

Em época de crise econômica ou não, ter uma fonte de renda extra é sempre uma boa ideia. É, inclusive, uma forma de dar conta de gastos não planejados e fazer um pé de meia para emergências futuras.

No começo é puxado mesmo: a insegurança de montar um negócio ou começar uma outra atividade bate, e você passa a duvidar se a sua ideia é tão boa ou se as pessoas vão comprar o que você está vendendo. Isso sem contar as noites mal dormidas, a cabeça que não para de pensar e a família questionando as suas decisões. Calma! Isso é normal e todo empreendedor tem estes mesmos medos.

Muitos empreendedores começam suas empresas ou negócios enquanto ainda mantém outras atividades, às vezes até outros empregos.

Lembre-se de que é preciso ter paciência nesse começo, independente do tamanho do seu projeto. Para evitar a ansiedade e a insegurança de não saber se o mês vai fechar, pense em quais bicos você pode fazer em paralelo para complementar a sua renda, enquanto vai tocando a sua ideia.

Como escolher o melhor bico para complementar a sua renda

Antes de qualquer coisa, você vai precisar de disciplina e organização. O bico não pode “roubar” tempo das outras funções do seu negócio que você também precisa dar conta, mas não é um bicho de sete cabeças.

  1. Prefira deixar para fazer o bico em um horário fixo, como de manhã ou a noite, por exemplo. Dessa forma você vai conseguir separar melhor as tarefas das duas atividades sem se confundir tanto.
  2. Pé no chão! Não abrace mais do que você consiga fazer em 24 horas. Uma mente estressada e um corpo cansado vão tirar a energia e o otimismo que você precisa para empreender.
  3. Elimine os seus preconceitos: trabalhar nunca pode ser motivo de vergonha. Fazer um bico não tem nada a ver com ter mais ou menos capacidade. Encare esse trabalho como uma ferramenta que você precisa usar para bombar o seu próprio negócio.

Separamos algumas sugestões de atividades que você pode fazer para ganhar um dinheiro extra.

Três ideias de bico para ganhar um dinheiro extra

Hospedagem de animais de estimação

Se você leva jeito para cuidar de animais e gosta da companhia dos bichos, experimente começar a cuidar dos pets da sua vizinhança. Ofereça o serviço de cuidadora (pet sitter) e de passeadora (dog walker) para quem é mais próximo. Aplicativos como o DogHero e o Pet Anjo facilitam o contato entre quem pode receber animais em casa e  os donos que precisam hospedar seus animais. Saiba mais aqui.

Ser garçom ou garçonete

Se você não tem problema com trabalhar até tarde ou passar horas em pé, pense em se oferecer como garçonete freelancer em bares, restaurantes e serviços de buffet de festa. Esses estabelecimentos contratam garçons freelancers de forma esporádica para cobrir faltas ou para ajudar o serviço em noites de muito movimento.

Hoje as empresas de buffet, que atendem eventos de tamanhos variados em diferentes datas, são as que mais contratam.

Vender artesanato

Você tem um talento especial para o bordado? Faz cachecóis de tricô como ninguém? Pense em aproveitar esse talento para fazer uma grana extra. Você pode trabalhar sob encomenda (o que vai exigir uma divulgação maior do seu trabalho) ou com peças já prontas. Aproveite as feirinhas do seu bairro, as lojas de conhecidos e até revendedoras, que podem levar uma comissão por levar as suas peças junto com os produtos que já vendem.

Vender bolos e docinhos

Quem adora cozinhar pode unir o útil ao agradável e ocupar o tempo livre fazendo docinhos e bolos. As guloseimas podem ser vendidas para amigos e conhecidos. Para aumentar as vendas, compartilhe mensagens com seus contatos no Whatsapp e Facebook.

Se cozinhar doces não é sua pegada, invista nos salgados: tortas e outras refeições práticas, que podem ser congeladas, provavelmente serão apreciadas por clientes que têm pouco tempo de ir para a cozinha.

Dar aulas

Se você tem alguma habilidade, como tricotar, tocar violão ou falar inglês com fluência, ofereça aulas. Alunos podem ir até sua casa em horários estratégicos, como finais de semana ou durante a noite.

 

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.