Primeiros passos > Derrube mitos

Abrir empresa com nome sujo ou CPF irregular: entenda se é possível

abrir empresa com nome sujo

Pode parecer estranho, mas você pode sim começar um negócio mesmo tendo restrições financeiras no SPC ou no Serasa. Abrir empresa com nome sujo é possível desde que seu CPF esteja em situação regular na Receita Federal.

Se você está endividado, é preciso entender a diferença entre estar com o nome sujo e ter o CPF em situação irregular antes de pensar em abrir empresa. Quando você deixa de pagar uma dívida, como mensalidades de um curso ou uma compra que realizou no crediário, a empresa pode enviar seu nome ao Serasa Experian ou ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Se esse for o seu caso, não se preocupe: será possível abrir a empresa no seu CPF mesmo antes de pagar a dívida.

No entanto, caso seu CPF esteja em situação irregular com a Receita Federal, o pedido de abertura da microempresa poderá ser negado.

Posso abrir MEI com nome sujo?

Sim, vale a mesma regra: é possível abrir MEI com nome sujo. No entanto, CPF irregular pode barrar a abertura do MEI, assim como acontece com empresas maiores.

O que pode te impedir de abrir empresa

Seu CPF pode estar em situação irregular por alguns motivos. O primeiro deles é deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos – e isso vale tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Ou seja, se você já tiver outra empresa, é preciso manter o CNPJ em dia com a Receita Federal.

Outra situação que pode deixar seu CPF irregular é fazer uma Declaração de Imposto de Renda que não bata com seus rendimentos. A Receita Federal tem um banco de dados com informações enviadas pelas fontes pagadoras. Por exemplo, você prestou um serviço e recebeu R$ 2.000. Caso declare que recebeu apenas R$ 1.000, poderá ter seu CPF bloqueado.

Pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal também podem ser impedidas de abrir empresa. Essa dívida é adquirida quando a pessoa física ou jurídica deixa de pagar impostos ao governo, como o IPTU.

Para regularizar a situação, é preciso entrar em contato com a secretaria da fazenda do estado onde você mora, presencialmente ou por telefone. Você será orientado sobre como pagar dívida ativa e irá descobrir se é possível renegociá-la ou ao menos parcelá-la.

Abrir empresa com nome sujo pode, mas não é o ideal

Abrir empresa com nome sujo no SPC ou Serasa é possível. No entanto, poderá te prejudicar de outras formas na hora de abrir um negócio. Pendências financeiras trarão dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos ou acesso a créditos diversos. Abrir conta jurídica também será mais difícil.

Limpar o nome é importante para não te deixar de mãos atadas após a abertura da sua empresa. O ideal, no entanto, é evitar que o nome fique sujo. Assim que o SPC ou o Serasa recebem o aviso sobre a dívida, eles enviam uma carta ao consumidor avisando que ele será incluído no cadastro de inadimplentes em 10 dias caso o valor não seja pago.

Infelizmente, algumas empresas sequer dão esse prazo de 10 dias para pagamento, já que a dívida já está vencida.

Como limpar o nome no SPC ou Serasa

Se você já está com nome sujo e precisa pagar a dívida o quanto antes para abrir conta jurídica ou conseguir um empréstimo, é possível acessar o serviço Limpa nome online. Ele permite renegociar a dívida e escolher a opção de pagamento que caiba melhor no seu bolso. Depois, basta imprimir o boleto e pagar.

Assim que a dívida estiver quitada, seu nome estará limpo dentro de um prazo de cinco dias. É importante observar que só é possível renegociar a dívida através de discussões judiciais. Além disso, dívidas feitas há mais de cinco anos não podem ser cobradas.

Como evitar o nome sujo

Caso o seu objetivo seja se organizar para abrir empresa em breve, é importante tomar providências para evitar o endividamento. Dar cheques sem fundo, deixar de pagar carnês, cartão de crédito, notas promissórias ou empréstimos são situações que podem te deixar inadimplente. Mas o principal é pagar os impostos ao governo e manter sua situação regularizada com a Receita Federal, garantindo pelo menos a abertura do seu negócio.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.