Primeiros passos > Derrube mitos

Abrir conta com nome sujo é possível, mas com restrições

abrir conta com nome sujoabrir conta com nome sujo

Abrir conta com nome sujo é possível, mesmo que você esteja endividado, enfrente restrições de crédito em estabelecimentos comerciais ou faça parte de uma lista de negativados. No entanto, fica a critério do banco permitir ou não a abertura.

Infelizmente, a maioria dos bancos não abre conta corrente para quem está com nome sujo. A Resolução 2025 do Conselho Monetário Nacional (CMN) determina que o banco é livre para decidir. Além disso, se você já é cliente de uma instituição financeira, ela poderá fechar sua conta caso você esteja com nome sujo.

Restrições de abrir conta com nome sujo

Dependendo do tamanho da sua dívida e da sua condição financeira, bancos aceitam abrir conta – mas não sem estabelecer inúmeras restrições. Você provavelmente não terá acesso à maioria dos serviços, como talões de cheque, financiamentos, empréstimos e cartões de crédito.

Muitos desses serviços são úteis tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. Se você está com o nome sujo e endividado, talvez seja melhor bolar uma estratégia para quitar suas dívidas antes de abraçar novos compromissos ou decidir abrir um negócio.

A tendência é que bancos que aceitam clientes com nome sujo prefiram a abertura de contas poupança ou super simples, que permitem apenas depósito e saque.

Se você está com nome sujo e acaba de ser contratado em um novo emprego, não se preocupe: é possível abrir conta salário, considerada um direito do trabalhador — independente de sua situação estar regular ou não.

Não confunda conta corrente com conta salário

A conta salário é um contrato firmado entre empregador e banco para que o funcionário possa sacar o valor recebido.

Muitas empresas exigem que o trabalhador tenha conta em um banco específico para receber. Nesse caso, a abertura de conta salário é obrigatória. Para isso, o funcionário deve levar a solicitação da empresa ao banco, dentro do prazo estipulado.

O lado positivo da conta salário é que  o cliente é isento de taxas para alguns serviços e para a manutenção da conta. No entanto, a gama de possibilidades de uso é bastante restrita.

O que é estar com nome sujo?

Muita gente não sabe o que significa estar com nome sujo e confunde com CPF irregular. Quando você deixa de pagar uma dívida, como mensalidades de um curso ou uma compra que realizou no crediário, a empresa pode enviar seu nome ao Serasa Experian ou ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Quem está listado em uma dessas instituições tem o nome sujo.

Já o CPF pode ficar irregular por outros motivos. O primeiro deles é deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos — e isso vale tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica.

Outra situação que pode deixar seu CPF irregular é fazer uma Declaração de Imposto de Renda que não bata com seus rendimentos. A Receita Federal tem um banco de dados com informações enviadas pelas fontes pagadoras. Por exemplo, você prestou um serviço e recebeu R$ 2.000. Caso declare que recebeu apenas R$ 1.000, poderá ter seu CPF bloqueado.

Quem tem o CPF suspenso não pode abrir conta corrente ou poupança. Além disso, não pode tomar empréstimos, fazer passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional, receber prêmio de loteria ou abrir crediário em lojas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.