Inspire-se > Negócios brilhantes

W55, o primeiro fundo de investimento para mulheres empreendedoras

fundo de investimento

O primeiro fundo de investimento para mulheres empreendedoras do Brasil já está em funcionamento. A W55, criada por Fernanda de Lima e Ana Fontes, será uma aceleradora com foco em pequenas empresas lideradas pelo sexo feminino.

Fernanda é CEO da corretora de valores Gradual Investimentos, trabalha há trinta anos no mercado financeiro e fundou a InfoMoney. Já Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora. As sócias são mentoras em diversos projetos e participaram da fundação do grupo Mulheres do Brasil.

A ideia de unir forças para criar a W55 surgiu da vontade de melhorar o acesso de empreendedoras ao mercado de capitais, fundos ou estruturas que são menos onerosas do que o empréstimo bancário.

Segundo Fernanda, menos de 2% dos recursos globais desses fundos são investidos em empresas lideradas por mulheres. Mas na opinião da sócia, se a realidade fosse diferente, toda a sociedade seria beneficiada. “Sou economista e acredito muito que empresas lideradas por mulheres, principalmente pequenas e médias, têm impacto maior na economia”, afirma.

As pequenas empresas são responsáveis pela geração da maioria esmagadora dos empregos no Brasil. Quando precisam cortar gastos, os funcionários são um dos alvos principais. Ao oferecer fontes de financiamento, a geração de vagas no país fica mais estável.

A W55

A W55 é inovadora pois oferece o ciclo todo para empreendedoras: educação, aceleração e investimento. Hoje, há muitos grupos no Brasil que são aceleradoras ou oferecem mentoria, mas nenhum uniu isso a um fundo de investimentos.

A W55 irá trabalhar em três principais frentes:

W55

Foto: Reprodução/Site

1. Capacitação de empreendedoras: cursos e workshops que atendem aos perfis, necessidades e realidades das mulheres. A ideia é promover treinamentos e educação empreendedora para ampliar e desenvolver competências necessárias para gerir a empresa.

2. Aceleração e networking: a aceleradora irá fazer parcerias com mentoras que poderão guiar as donas de empresas, além de criar conexões entre empreendedoras.

3. Acesso a capital: a W55 será o primeiro fundo de investimento dedicado ao financiamento ou compra de participação em empresas lideradas por mulheres.

Fundo de investimento para empreendedoras

Fernanda e Ana querem mostrar que as mulheres também têm a responsabilidade de investir em empresas lideradas pelo sexo feminino. No início, essas serão as principais investidoras, mas homens também serão convidados a participar do fundo no futuro.

O principal foco da W55 serão os negócios pequenos ou médios, com faturamento até R$10 milhões, não ultrapassando os R$20 milhões. Além disso, as fundadoras também vão estabelecer outros critérios.

A quantia investida em cada negócio não será muito alta no início. A ideia é diversificar e dar tickets menores para mais negócios. Conforme a empresa evoluir, poderá receber mais investimento. “Com muito recurso na mão, pode-se tomar uma atitude equivocada. Queremos acompanhar o crescimento da empresa”, justifica.

Serão três principais modalidades de investimento da W55:

Brazilian Women Private Equity: Investir em empresas lideradas por mulheres, fomentando negócios que proporcionem impacto positivo na economia e na sociedade.

Brazilian Women Private Credit: Apoiar financeiramente empresas que ainda não estão preparadas para ter um sócio, mas precisam reduzir o custo do seu capital de giro ou de recursos para investir no negócio.

Equity Crowdfunding: ao contrário do crowfunding tradicional, no qual são dados brindes ou produtos como recompensa pelo dinheiro investido na empresa, o investidor recebe uma participação acionária ou um título de dívida que pode ser convertido em ações.

A W55 ainda está definindo a curadoria que será responsável pela escolha das empresas. Em breve, o site estará mais preparado para receber inscrições das empreendedoras interessadas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.