Inspire-se > Negócios brilhantes

Viviane Duarte ensina a importância de ter um plano

Viviane Duarte

Já falamos muito por aqui sobre como é importante ter um plano, por mais simples que ele seja, para nos ajudar a organizar as ideias e ações no começo do nosso negócio. É claro que nem sempre o plano será realizado de cabo a rabo, do jeito que imaginamos, mas não é essa a ideia.

Um plano serve como uma bússola, um lugar para onde voltar e respirar quando estivermos perdidos, sem energia ou com medo de dar o próximo passo. Abrir um negócio sem um planejamento acaba consumindo muito mais tempo no futuro para consertar possíveis erros que não foram previstos, além de nos deixar com a sensação de estar “apagando incêndios” o tempo todo.

Viviane Duarte é especialista nisso. Ela é jornalista com pós-graduação em Marketing, e hoje é a cabeça por trás de dois projetos que trabalham com mulheres que querem mudar suas histórias: o Plano Feminino e o Plano de Menina.

Os dois projetos fazem parte de um sistema de educação, que ajuda as mulheres a fortalecerem a sua autoestima profissional e pessoal e as faz acreditar nelas mesmas. O objetivo é fazer estas mulheres entenderem a sua capacidade de poder ser o que quiserem no futuro. Basta ter um plano.

Hoje ela trabalha também com multinacionais, ensinando as empresas o valor dessas mulheres, mas a vida de Viviane não foi sempre fácil. Durante a sua palestra no TEDxSãoPaulo só de mulheres negras que aconteceu recentemente, Viviane contou como sua mãe a ensinava a bolar um plano sempre que ela queria algo difícil de conseguir.

Todas as vezes que ela pedia uma brinquedo novo, um sapato para uma festa ou um ingresso de um show para a sua mãe ela a ajudava a bolar um plano para conseguir o que queria.  Em entrevista ao site Free the Essence, ela comentou:

Minha mãe me dizia ‘vamos ver o que você pode fazer com o que você tem para chegar nesse objetivo’, e desde cedo entendi a importância de ter um plano.

No Plano de Menina, Viviane quer ajudar meninas e adolescentes da periferia de São Paulo (Capão Redondo e Grajaú) a furarem o ciclo de engravidar, casar cedo e largar a escola. Para ela é importante que elas continuem os estudos para que descubram do que são capazes e, assim, transformar a realidade que elas têm ao redor.

É difícil? Claro que sim. O machismo é forte na periferia e as meninas já nascem com várias restrições com relação aos homens. Normalmente elas já começam a cuidar da casa muito cedo, deixam de estudar e começam a fazer faxina com as mães logo em seguida para complementar a renda da família.

No projeto de Viviane as meninas têm aulas de autoestima, empreendedorismo, liderança e educação financeira através de brincadeiras educativas. As professoras podem ser juízas, advogadas, jornalistas e mulheres que viram madrinhas delas de alguma forma.

Viviane Duarte com meninas do Plano de Menina

Plano de Menina

Para Viviane, a autoestima é um ponto central para todas estas mulheres que buscam caminhos alternativos, independente de sua idade.  É através da auto-confiança que elas passam a se enxergar como cidadãs, mas para isso precisam entender quais são os seus direitos para mudar as suas histórias. O Plano de Menina atende, atualmente, cerca de 100 meninas que têm aulas todo sábado durante três horas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.