Inspire-se > Negócios brilhantes

7 séries sobre empreendedorismo para se inspirar e aprender

séries sobre empreendedorismo

Fala sério: hoje, com Netflix em quase todos os países do mundo, quem não gosta de assistir a um bom seriado, né? E que tal unir o útil ao agradável e fazer uma maratona de boas séries sobre empreendedorismo para se divertir e ainda se inpirar?

Séries que são sucesso de crítica, como Breaking Bad e The Office, podem ensinar muito a empreendedores — tanto sobre o que fazer, quanto sobre quais atitudes nunca tomar. Se você se interessa pelo assunto e está precisando incrementar a sua listinha de seriados, vai gostar da nossa lista sugestões.

Séries sobre empreendedorismo para ver na Netflix

Girlboss

“Girlboss” é uma série sobre empreendedorismo contada pelo ponto de vista feminino. Retrata a história real de Sophia Amoruso, dona da Nasty Gal, uma loja online de roupas e acessórios dos Estados Unidos. Produzida pela Netflix, a série tem pontos positivos: mostra a determinação de uma garota jovem, que vence na sua profissão mesmo quando todos duvidam dela.

Por outro lado, a série revela muito do que o empreendedor não deve fazer. A Nasty Gal nasceu quando Sophia começou a reformar roupas compradas em brechós e a revendê-las por preços muito mais altos. Durante sua trajetória, a empreendedora enganou clientes e passou a perna em fornecedores. Muito melhor aprender com o erro dos outros do que com os próprios, não é mesmo?

House of Cards

A série retrata a trajetória de um político americano que desejar ocupar o posto de homem mais poderoso do mundo. A produção é da própria Netflix, já ganhou inúmeros prêmios e é viral na internet. Apesar de falar sobre política, a série mostra a importância de formar parcerias, fazer networking e elaborar estratégias.

Breaking Bad

É claro que nenhum empreendedor deve seguir à risca o que Walter White faz para ganhar dinheiro. Ao ser diagnosticado com câncer terminal, ele começa a vender metanfetamina para assegurar o futuro da sua família. No entanto, a série retrata a importância de investir em um produto com demanda, montar uma cadeia de produção e distribuição que funcione e lidar com as adversidades com resiliência. A série já está disponível no Netflix.

Narcos e Weeds são outras séries que abordam temas similares e podem dar lições sobre empreendedorismo. Sem a parte das drogas, é claro. 

Chef’s Table

A série é indicada para quem quer entrar no ramo de gastronomia e aprender um pouco sobre a gestão desse tipo de negócio. A série documental mostra o dia a dia de grandes chefs de cozinha, suas dificuldades e como eles resolvem os principais problemas, inclusive pessoais.

O Aprendiz

Exibido pela Rede Record, o reality show é comandado pelo apresentador Roberto Justus no Brasil. Os candidatos concorrem a uma vaga em uma empresa. Para isso, passam por uma série de testes e tarefas envolvendo marketing, vendas, finanças, publicidade, ações beneficentes e gerenciamento.

Para os empreendedores, pode ser interessante para entender como funciona uma grande empresa, qual a melhor forma de resolver problemas e até o que é importante ter em mente na hora da contratação de um novo profissional.

The Office

A série de comédia também está na Netflix e mostra o cotidiano de uma empresa que produz papel e comercializa esse produto no mercado. O principal foco é em Michel Scott, o chefe. O seriado mostra como ele toma decisões e gerencia o pessoal. Muito do que ele faz é um bom exemplo do que empreendedores não devem fazer.

Bônus:

Shark Tank

O reality show é uma boa escolha para quem precisa treinar seu pitch, ou seja, seu discurso de venda. Empreendedores têm três minutos para vender suas ideias para os jurados, que podem ou não investir na empresa em troca de participação.

Os jurados questionam os empreendedores e fazem aquele suspense digno de reality show para dar o feedback e dizer se vão investir na empresa ou não. No Brasil, a série é exibida pela Sony.

O Sócio

A série também só está disponível para quem tem TV à cabo, pois é exibida pelo canal History. No entanto, é fundamental para todo empreendedor. A cada episódio, o investidor americano Marcus Lemonis ajuda pequenas empresas a superar suas fraquezas e a recuperar seus negócios à beira da falência.

O apresentador investe pessoalmente nas empresas para tirá-las do buraco. Mas o ponto principal é que ele dá inúmeras dicas de gestão e mostra que é possível recuperar a empresa.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.