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Segmentação de mercado: marcas que apostam em públicos específicos

segmentação de mercado

Por que você precisa ler este texto?

Vislumbrar oportunidades de negócio que ainda não foram identificadas por outros empreendedores é forma de se destacar no mercado de trabalho. Veja como a segmentação de mercado pode ajudar.

Quanto maior o público-alvo, mais chances de o seu negócio ter sucesso. Certo? Nem sempre. Muitas vezes, vale a pena praticar a segmentação de mercado e criar um produto ou um serviço para clientes com necessidades ou características específicas.

Uma loja de calçados femininos, por exemplo, pode ser interessante para qualquer mulher que passe na porta do estabelecimento. Por outro lado, vender sapatos apenas para quem calça 33/34 pode não atrair tanta gente, mas é um forte diferencial e por isso há mais chances de se destacar no mercado.

A segmentação de mercado consiste em identificar um determinado grupo de indivíduos com as mesmas características. Geralmente, eles têm necessidades que não são atendidas pelas lojas comuns e por isso procuram por produtos diferenciados.

Uma das vantagens de investir nesse tipo de negócio é a propaganda boca a boca. Pessoas com interesses e necessidades em comum costumam criar redes de relacionamento para trocar informações. Além de impulsionar a divulgação, isso também facilita muito o contato com o seu cliente.

Vamos conhecer alguns negócios de nicho?

Exemplos de segmentação de mercado

La Composé – Roupas para mulheres pequenas

Lacompose

Foto: Divulgação

A La Composé é uma marca de roupas femininas voltada para mulheres pequenas, que medem até 1,60m de altura e vestem até o número 40. A co-fundadora da marca, Renata Takara, teve a ideia por causa de suas experiências pessoais. Por vestir 34, acha difícil encontrar peças elegantes e adultas que a sirvam perfeitamente.

A loja surgiu de uma necessidade de nicho: entregar tendências da moda para mulheres baixinhas, sem que precisem fazer inúmeros ajustes nas peças depois.

Flaminga – Moda Plus Size

O e-commerce reúne uma série de marcas femininas de qualidade, mas tem um diferencial importante: as roupas vestem mulheres que usam tamanhos acima do 44. A loja online oferece peças que são tendência, incluindo lingeries, biquínis, macacões e vestidos de festa.

A Flaminga é uma das lojas de nicho plus size que se propõem a levar roupas da moda para as mulheres que não vestem 36 ou 38, mas números acima. Até pouco tempo atrás, o público reclamava que as marcas não se preocupavam em criar roupas bonitas e que vestem bem. Hoje, há lojas especializadas.

Levíssima – Alimentos sem glúten e lactose

Sarah Melo é intolerante a glúten e lactose, o que significa que tem muita dificuldade para encontrar alimentos que não prejudiquem sua saúde, como massas, pães, bolos e patês. Sua necessidade a levou a criar a Levíssima, uma loja que oferece produtos sem lactose, glúten ou açúcar, além de alimentos para veganos e vegetarianos.

A empreendedora aposta na variedade de produtos para atingir um nicho que continua crescendo, já que mais pessoas estão se tornando intolerantes às substâncias ou optando por consumir produtos diferenciados.

No Destro – Produtos para canhotos

no destro

Só quem é canhoto sabe como é difícil usar uma tesoura ou tocar um instrumento musical feito para destros. Como a maioria dos produtos são pensados para quem tem melhor domínio da mão direita, quem usa a esquerda sofre para fazer certas tarefas. A No Destro é uma loja virtual que vende ferramentas, material escolar, instrumentos musicais e utensílios de cozinha para canhotos. No e-commerce, é possível encontrar desde abridores de lata até kit escolar inteiro.

33 e 34 – Sapatos para mulheres com pés pequenos

Quando saía para comprar sapatos, Tânia Gomes ficava frustrada com a pouca oferta para quem calça seu número: 33/34. Muitas vezes, precisava apelar para a numeração infantil. Sua própria experiência revelou a oportunidade de empreender: criou uma loja de calçados apenas para mulheres que têm o pé pequeno.

Na 33 e 34, é possível encontrar botas, sapatilhas, sandálias e diversos outros tipos de sapatos. Além de dialogar com um público específico, Tânia tem outro diferencial: trabalha em editoriais de moda para mostrar às mulheres de pés pequenos que elas também têm direito a calçados elegantes, adultos e que são tendência.

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