Inspire-se > Negócios brilhantes

Conheça o MIA, um movimento de investimento anjo para mulheres

investimento anjo

Quando surge uma nova mulher investidora no mercado, as chances de que existam mais empreendedores aumentam. Com isso em mente, Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da organização Anjos do Brasil, criou um movimento de investimento anjo para o sexo feminino, o MIA.

Anjos do Brasil é uma ONG de fomento aos investidores anjo, profissionais bem-sucedidos que investem em outras empresas em troca de uma participação minoritária, sem assumir nenhum cargo. Depois de alguns anos trabalhando na instituição, Maria Rita começou a se sentir desconfortável.

“Percebi que o que estava me incomodando era que só tinha homem, tanto investidores quanto empreendedores. Pensei que fosse uma característica só do Brasil, mas na verdade é um problema do mundo todo”, conta. “Ao mesmo tempo, vi que haviam algumas iniciativas que ajudam mulheres a investir e a convidar mais empreendedoras para o mercado”.

Inspirada por essas iniciativas, Maria Rita fundou o MIA. Para fortalecer a ideia, convidou Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e Camila Farani, empreendedora, investidora anjo e jurada do programa Shark Tank.

O Movimento de Investidoras Anjo

O MIA é focado em três áreas fundamentais. A primeira consiste em difundir o que é investimento anjo. “Temos um site, fazemos palestras e atraímos mulheres que tenham potencial para investir. Queremos compartilhar nosso conhecimento sobre investimento”, explica a fundadora.

A segunda área é a capacitação. Para se tornar uma investidora anjo, é preciso entender quais são as melhores práticas e as questões legais. O MIA faz workshops e projetos em parceria com a Anjos do Brasil, além de oferecer aulas de educação à distância a preços acessíveis.

Por fim, o MIA estabelece a conexão entre investidoras e empreendedoras. Em eventos fechados, donas de empresa que estão em busca de investimento podem se conectar com quem está interessada em investir.

Maria Rita Spina Bueno

Maria Rita Spina, diretora do Anjos do Brasil. Foto: Reprodução

Segundo Maria Rita, o MIA traz oportunidades tanto para empreendedoras, quanto  para investidoras, pois o campo de investimentos também é mais difícil para as mulheres.

“O investimento anjo é muito feito em rede, o que melhora o fluxo de investimento da pessoa e permite que ela invista em mais projetos, trazendo mais chances de sucesso para a sua carteira”, explica. “Entrar em um grupo que só tem homens é mais difícil, é mais complicado criar uma rede de relacionamento. Em grupos diversos, você agrega valor”, completa.

Já para as empreendedoras, buscar investimento com uma mulher aumenta suas chances de sucesso. A fundadora do MIA afirma que quando a dona de empresa faz uma apresentação para uma investidora, tem mais chances de ser levada a sério – até pela própria forma de apresentar o projeto, problemas e soluções.

Como conseguir investimento anjo

A primeira coisa que uma empreendedora precisa fazer para conseguir investimento é cuidar muito bem da própria empresa e dar atenção para o que chama atenção da investidora.

O time, por exemplo, é fundamental. A empreendedora deve mostrar que ela e seus sócios são capazes de resolver os problemas e têm habilidades suficientes para levar a empresa para a frente. Outro ponto para o qual a investidora olha é o tamanho de mercado. Qual o potencial daquele negócio? Quão relevante ele é para os clientes?

Além disso, a investidora olha para outros pontos, como escalabilidade e diferenciação da concorrência. Por fim, a dona de negócio deve treinar seu pitch e conhecer muito bem sua empresa e seu mercado. “A empreendedora deve se preparar bem para ter todas as respostas na ponta da língua quando a investidora perguntar”, finaliza Maria Rita.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.