Inspire-se > Negócios brilhantes

Como Luiza Trajano fundou o Magazine Luiza

Luiza Trajano

Luiza Trajano é uma das empreendedoras de maior sucesso do Brasil. Está à frente das lojas Magazine Luiza, que hoje tem quase 800 unidades e oito centros de distribuição em todo o país. O negócio que começou pequeno na cidade de Franca, no interior de São Paulo, em 1957, foi um dos primeiros modelos de e-commerce brasileiro.

Luiza trabalha desde os 13 anos de idade. Nas férias escolares, ajudava a família atrás do balcão da loja que seria o embrião da empresa. Aos 18, começou a trabalhar na rede de varejo fundada pela sua tia, que tem o mesmo nome que ela. Não saiu mais e passou por todas as áreas da empresa até chegar ao cargo mais alto.

Luiza conta que sempre se enxergou como uma empreendedora, assim como milhares de brasileiros. “Acredito que ser empreendedor está no nosso DNA”, afirma. No Magazine Luiza, ela incentiva a formação de empreendedores. “Um gerente é como o dono de uma loja, que cuida de todos os aspectos daquela unidade.”

A empresária diz que sempre gostou de “fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas”. O medo e os riscos sempre fizeram parte, mas nem por isso a paralisaram.

O medo faz parte, mas sempre digo que quando assumimos que estamos com medo ele já diminui muito.

Foi assim que Luiza Trajano lançou um dos primeiros e-commerce de todo o Brasil com o Magazine Luiza. Não só deu certo, como virou referência em eletrodomésticos e artigos para casa. Luiza conduziu o crescimento de sua vida profissional, junto à pessoal. Enquanto passou por todos os departamentos do grupo, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial, até chegar à presidência do Conselho de Administração, ela engravidou e criou três filhos. “Tudo foi acontecendo de forma muito natural e gradual”, conta.

A motivação dos funcionários é parte essencial do trabalho de Luiza Trajano

Luiza Trajano sabe da importância de sua equipe para que o crescimento do Magazine Luiza fosse possível. E, para que todos trabalhem de forma dedicada e comprometida, é preciso motivação. “Um colaborador motivado é um colaborador feliz. E as chances de se obter resultados positivos com uma equipe motivada e valorizada são infinitamente maiores”, afirma a empreendedora.

Leia mais:
Conheça o Lemni Café, que cobra pelo tempo e não pelo café
Cinco aplicativos para aprender outras línguas

Em sua empresa, motivação vai além de elogios e palavras de incentivo. “Tratamos as pessoas como ser humano de forma completa e, com isso, temos alguns benefícios diferenciados, como apoio psicossocial, plano de carreira, linha direta com a presidência, incentivos, desafios, prêmios e reconhecimento, inclusive com a colocação de outdoor na cidade para homenagear o melhor funcionário da loja”, diz.

Às mulheres e aos homens que estão com medo de se arriscarem no mundo do empreendedorismo, Luiza diz que é importante nunca se acomodar. “É imprescindível estar sempre em busca de novos conhecimentos, se aprimorar no que faz, se permitir a ousadia, inovação, enfim, que saiam de seu ‘quadrado’”, ensina Luiza.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.