Inspire-se > Negócios brilhantes

Infopreta: Buh D’Angelo presta serviços de informática para outras mulheres

Infopreta

Serviços de informática não são prestados só por homens. Mulheres que gostam de computação e sabem fazer consertos, instalar programas ou desenvolver sites podem abrir uma assistência técnica. Foi o caso de Buh D’Angelo: em 2013, fundou o Infopreta em São Paulo.

O objetivo da empreendedora é que mais mulheres da periferia tenham acesso a computadores e à internet. Buh presta serviços de informática por preços reduzidos ou gratuitos, quando necessário. O Infopreta também faz o desenvolvimento de sites, instala softwares e oferece consultoria em tecnologia e TI (sigla para Tecnologia da Informação). Além disso, ela ministra palestras e cursos e faz a reciclagem de equipamentos em geral.

Mulheres empreendedoras devem ter acesso à internet

Mulheres são minoria quando o assunto é informática, tecnologia, mecânica, eletrônica, tecnologia da informação ou carreiras similares. Muita gente ainda enxerga essas profissões como masculinas. No entanto, ter acesso a computadores e à internet é uma necessidade para os dois sexos hoje e sempre.

A internet é útil para estudar, começar o próprio negócio e buscar vagas de trabalho. Além disso, é possível fazer pesquisas online e até aprender um novo ofício. Há canais no YouTube que ensinam mulheres a consertar carros, costurar ou fazer consertos em casa, por exemplo.

Infopreta

Prêmio EmpregueAfro de Menção Honrosa de Valorização da Diversidade Étnico-Racial

A internet também pode ser usada para fazer cursos à distância, criar um blog ou abrir uma loja virtual. Para a empreendedora, é indispensável: online, poderá pagar contas, pesquisar fornecedores, divulgar seus serviços, formar uma rede de clientes e criar um site para sua empresa.

O Infopreta pode dar uma mãozinha para mulheres que precisam criar um site, resolver problemas técnicos em seus computadores ou simplesmente aprender a usar a internet. Quando faz as visitas, Buh faz questão de mostrar todo o processo de conserto para que as clientes aprendam e possam se virar sozinhas dali em diante.

“Acreditamos na potencialização da formação de mulheres em situações periféricas através do acesso à computadores e notebooks, consequentemente democratizando o acesso à internet”, diz o site oficial do Infopreta.

Empreenda em serviços de informática, mecânica e consertos

Além dos serviços de informática, há outras funções importantes que são consideradas masculinas, como manutenção doméstica e conserto de veículos. Se você tem alguma dessas habilidades, já é possível encontrar inspiração para abrir um negócio em outras empreendedoras que estão se aventurando.

Também em São Paulo há o “M’Ana – Mulher Conserta para Mulher”. As habilidosas sócias Ana Luisa Monteiro Correard e Katherine Pavlovski oferecem serviços de manutenção residencial elétrica, hidráulica, montagem de móveis, pintura e fixação de quadros, prateleiras e o que for preciso.

A empresa também oferece cursos de formação para mulheres que desejam fazer consertos domésticos. Ao aprender o novo ofício, as alunas podem usar suas habilidades em casa, evitando chamar um técnico quando o chuveiro queimar. Também podem decidir prestar serviços por conta própria, adquirindo um nova fonte de renda.

Se você gosta de carros e já sonhou em abrir uma oficina mecânica, é possível aprender o ofício sem sair de casa. O canal do Youtube “Deixa eu que faço” é apresentado por Thais Roland, que ensina a trocar lâmpada de freio, óleo, filtro, pneu e até a fazer a revisão do veículo.

Prestar serviços considerados masculinos para outras mulheres pode ser um mercado maior do que você pensa. Muitas ficam receosas em chamar técnicos homens, com medo de sofrer assédio. Contratar outra mulher para consertar o computador ou arrumar a pia da cozinha pode ser reconfortante. Que tal investir nisso?

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.