Inspire-se > Negócios brilhantes

6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram e motivam

filmes sobre empreendedorismo joy

Empreender significa enfrentar uma série de desafios que podem desanimar que está na luta. Filmes sobre empreendedorismo contam boas histórias que inspiram e motivam, além de ensinar boas lições sobre resiliência e gestão de negócios.

Selecionamos algumas obras das quais o empreendedor pode extrair lições de vida e aprender um pouco sobre determinados nichos de mercado. Ainda que romantizado, o cinema tem a capacidade de gerar impactos e reflexões. Aproveite a maratona:

Filmes sobre empreendedorismo

Joy

A premiada atriz Jennifer Lawrence interpreta uma empreendedora estadunidense que ficou milionário por uma série de invenções domésticas, como um esfregão que pode se torcer sem molhar as mãos. A personagem é solteira e mãe de dois filhos.

Joy foi uma criança prodígio, mas precisou abandonar seus sonhos para cuidar da casa e da família, enfrentando várias dificuldades ao longo da vida. O filme acompanha sua luta para emplacar suas invenções no mercado.

A Rede Social

O filme conta a história de Mark Zuckerberg, dono do Facebook, uma das empresas mais lucrativas do mundo hoje. O empreendedor era aluno da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e começa a ganhar rios de dinheiro quando inventa a rede social.

A história de Zuckerberg foge da realidade da maioria dos brasileiros, mas o longa tem lições a ensinar a todo empreendedor: destaca a necessidade de fazer boas parcerias e ser resiliente, além de traçar um panorama sobre como começar uma empresa do zero e fazê-la ganhar relevância.

Steve Jobs

Steve Jobs fundou a Apple na garagem de casa. Não completou os estudos e tinha personalidade peculiar. Mesmo assim criou alguns dos aparelhos tecnológicos mais caros do mundo, como iPhone e o iPad. Sua história é repleta de curiosidades e pode motivar empreendedores que precisam de um empurrãozinho para criar seu próprio negócio.

O Estagiário

Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido e-commerce de roupas sob medida que já tem mais de 200 funcionários. Como toda mulher empreendedora, leva uma vida atarefada, dividida entre as tarefas profissionais e pessoais.

A empresa começa um projeto para idosos e contrata o viúvo Bem Whittaker, de 70 anos, como estagiário. O filme mostra um pouco sobre o choque de gerações, como lidar com funcionário e a importância de saber trabalhar com diferentes perfis de pessoas.

Coco antes de Chanel

Coco Chanel (Audrey Tautou) foi uma estilista francesa que revolucionou o mercado da moda ao se vestir com roupas masculinas no começo do século 20. Naquela época, as mulheres usavam roupas pouco práticas, com espartilhos desconfortáveis e adereços exagerados.

O filme mostra todos os preconceitos e dificuldades que a estilista precisou vencer, incluindo a situação de pobreza extrema que se instalou na França durante a Primeira Guerra Mundial. A história pode inspirar outras mulheres, pois é cheia de perseverança e coragem.

filmes sobre empreendedorismo chef

Foto: Divulgação

Chef

Carl (John Favreau) é o chef de um restaurante famoso em Los Angeles (Estados Unidos), mas enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Quando um crítico gastronômico publica uma crítica negativa, o cozinheiro acaba sendo demitido.

Para piorar, a briga entre Carl e o dono do restaurante vai parar nas redes sociais e ele se vê sem chances de conseguir um novo emprego. A opção que resta é empreender. O filme mostra que para dar certo no mundo do empreendedorismo é preciso acreditar muito no que faz e investir em uma boa divulgação.

Bônus

O Diabo Veste Prada

O filme não fala especificamente sobre empreendedorismo, mas é um bom exemplo de determinação e coragem para mulheres. Andrea (Anne Hathaway) é uma jornalista que vai trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), a editora-chefe de uma das maiores revistas de moda dos Estados Unidos.

O Diabo Veste Prada mostra os sacrifícios feito pelas personagens a favor da carreira profissional. Ele motiva a seguir o emprego dos sonhos, mostra como lidar com situações desconfortáveis e como o trabalho duro pode compensar. O longa também mostra como é ser uma mulher à frente de uma grande empresa.

 

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.