Inspire-se > Negócios brilhantes

Fabiany Lima é mãe de gêmeas e empreendedora por natureza

Fabiany Lima se considera empreendedora desde que nasceu. Isso porque, quando tinha apenas 8 anos, queria jogar fliperama, os pais não deixavam (por acreditar que aquilo era “coisa de menino”) e ela foi vender cuscuz doce para os vizinhos. Apesar disso, sua carreira foi toda feita em empresas do mercado corporativo. Isso só mudou quando se viu mãe de gêmeas há seis anos e decidiu “jogar tudo para o alto para ficar mais próxima delas”. O desafio de ser mãe empreendedora estava lançado.

O caminho até chegar nesse momento não foi fácil. Aos 15 anos, ela saiu de casa e, aos 16, já estava empreendendo na faculdade. “Eu não tinha grana para bancar a faculdade de Direito, nem os livros e as apostilas. Naquela época também não tinha internet e gastávamos muito com xerox. Percebi que tinha bastante gente que tinha preguiça de ficar na fila da fotocopiadora. Então, eu comecei a ficar na fila para essas pessoas para tirar xerox para elas. E cobrava por esse serviço”, conta Fabiany.

Mais tarde, descobriu um outro lugar, fora da faculdade, que cobrava mais barato. E ela passou a ganhar um centavo a mais em cima de cada cópia que tirava para os colegas.

Empreendi por necessidade, mas também por querer alcançar objetivos específicos.

Fabiany participou de diversos programas de aceleração de startups com algumas ideias que não deram certo. “Existem fatores que não estão no seu controle. Eu, por exemplo, apresentei o que era um hobby, um e-commerce de pijamas e moletons customizados. Ele tinha falhas no modelo de negócio, logística, marketing. No fim do programa, a aceleradora sugeriu que criássemos outro produto”, relembra.

O desapego é uma das grandes virtudes no mundo do empreendedorismo, afinal, o que você quer mesmo é ver a sua ideia dar certo, mesmo que ela tenha de ser adaptada, certo? Uma lição que Fabiany aprendeu é não pensar apenas no modelo de negócio e, sim, no quanto ele está motivando você a seguir em frente com a ideia. Além da experiência, é importante ter paixão pelo produto ou serviço que você está oferecendo.

Os benefícios de ser mãe empreendedora

Ter duas filhas ajudou Fabiany a desenvolver o serviço que ela oferece hoje — e que é um sucesso de crítica e público, principalmente com o infantil. Em março de 2014, ela lançou oficialmente a Timokids, um aplicativo que oferece livros e jogos infantis, que pode ser instalado em seu tablet e smartphone.

Antes de apostar na ideia, a mãe empreendedora fez alguns testes de mercado para ver se existia demanda, ou seja, público interessado em adquirir o serviço. De lá pra cá, ela viu a plataforma crescer consideravelmente junto com o conteúdo.

Atualmente, a Timokids está presente em mais de 190 países (ou seja, quase o mundo todo!), contando com mais de 95.000 downloads. Ela está disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano.

Só no ano passado, que foi considerado o mais complicado por causa da economia do país, a Timokids cresceu 625%, segundo Fabiany. “Agora, estamos pensando em vários modelos de monetização. Além disso, queremos lançar novas versões para entrar em um processo de escala.”

A dica mais valiosa que Fabiany dá para quem deseja se tornar empreendedora é buscar conhecimento. “É um estilo de vida que envolve uma série de sacrifícios e você se vê obrigada a se adaptar em uma velocidade muito alta”, diz.

“Aproxime-se de empreendedores para acompanhar de perto o trabalho deles e, eventualmente, até participar dos projetos. E prepare-se para estudar bastante e ir além do que seria esperado em um trabalho normal.”

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.