Inspire-se > Negócios brilhantes

EmpregueAfro trabalha para que haja inclusão de mais negros no mercado de trabalho

menina trabalhando em fábrica

A consultoria de recursos humanos EmpregueAfro foi fundada em 2004 com o objetivo de preparar jovens negros para entrar no mercado de trabalho, assim como auxiliar empresas que desejam abrir mais vagas para pessoas negras. Patrícia Santos de Jesus idealizou o projeto para valorizar a diversidade étnica-racial e atuar de maneira plural, conectando negros e afrodescendentes a empresas dos mais diversos setores. Os primeiros clientes da consultoria foram duas empresas de tecnologia: a HP e a IBM.

A EmpregueAfro realiza o seu trabalho com base no conceito dos seis pilares da empregabilidade de Minarelli, que são:

  • Adequação da profissão à vocação (vontade de trabalhar com algo de acordo com as habilidades e talento);
  • Competências (tipo de formação e especialização; habilidades pessoais);
  • Idoneidade (capacidade técnica e moral para ocupar certo cargo ou desempenhar determinada função);
  • Saúde física e mental;
  • Equilíbrio financeiro;
  • Networking.
Leia mais:
Conheça o Bagagem, projeto de intercâmbio para jovens da periferia
Blogueiras podem alavancar o sucesso do seu negócio?

Segundo o site, o objetivo da EmpregueAfro é “identificar e enriquecer o conjunto de competências e habilidades do profissional afrodescendente”. Promover a inclusão do profissional afrodescendente no mercado de trabalho, lucratividade e visibilidade social para as empresas e negócios que valorizam a diversidade étnica-racial fazem parte da missão da EmpregueAfro.

Com mais negros e afrodescendentes dividindo o espaço com brancos e outros descendentes, fica mais fácil visualizar e viver em uma sociedade mais justa e igualitária, não é mesmo?

Os tipos de ajuda que a EmpregueAfro oferece

A consultoria oferece alguns serviços para quem deseja melhorar, entre eles, terapia de carreira, aconselhamento e orientação vocacional, estudo da personalidade profissional, revisão de currículo e simulação de entrevista de emprego. A EmpregueAfro também oferece pacotes e serviços para as empresas que querem ter mais pessoas negras em suas equipes, por meio de recrutamento, seleção, coaching, palestras, treinamento, etc.

Patrícia desenvolveu métodos de treinamento e de palestra para falar sobre diversidade e a história do negro, a fim de conscientizar a maioria de pessoas brancas que atuam nas empresas, especialmente em cargos de chefia. A ideia é que todos os gestores, recrutadores e funcionários da empresa passem por esse processo, pois para mudar uma cultura é preciso o envolvimento de todos.

Esse trabalho é árduo, segundo entrevista que Patrícia concedeu ao site Free The Essence, pois o gestor não entende por que ele tem de incluir negros – e, na maioria dos casos, eles os comparam com os brancos, que costumam ser mais preparados para oportunidades por questões econômicas ou sociais, não de raça.

“O branco prefere contratar a pessoa que tem uma história de vida parecida com a dele. Geralmente é outro branco, que tem vivência no exterior e outras experiências”, contou. Fazer um diagnóstico da empresa, ajudando os gestores a identificarem os motivos que levaram a ter mais pessoas brancas contratadas, e apresentar soluções para a inclusão de pessoas negras estão entre os desafios da EmpregueAfro.

Se você trabalha atualmente em uma empresa, faça o exercício: repare se existem mais pessoas brancas ou negras. Já tentou entender o motivo? Perguntar para quem tem mais tempo de casa? Quanto mais pessoas estiverem conscientes desse problema, mas fácil será solucioná-lo.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.