Inspire-se > Negócios brilhantes

Elaine Deboni profissionalizou 800 camelôs em Porto Alegre com o PopCenter

foto preto e branco de Elaine Deboni

Elaine Deboni trabalhou por 25 anos no mercado de luxo. Foi a responsável por levar pela primeira vez grifes famosas para o Sul do País. Suas lojas em Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, atendiam aos desejos da classe mais alta de lá. Há pouco mais de seis anos, ela foi convidada para promover um desfile no centro popular de compras de Porto Alegre, o PopCenter. Mas quando lá chegou viu que existem outras prioridades para serem revistas no local onde cerca de 800 vendedores de rua, mais conhecidos como camelôs, agora vendiam suas mercadorias.

“Em primeiro lugar, era necessário construir autoestima naqueles seres humanos que estavam ali”, relembra Elaine. Para isso, ela organizou palestras cujos temas foram desde empreendedorismo até sexualidade. Marcaram presença por lá o filósofo e sociólogo francês Gilles Lipovetsky e a ex-consulesa da França e especialista em diversidade Alexandra Loras, entre outros nomes. Aos poucos, o PopCenter começou a deixar de ser um simples “camelódromo” para se transformar em um espaço que reúne microempreendedores de sucesso.

Leia mais:
Zica Assis vendeu um Fusca para fundar o Beleza Natural
Daniele da Mata criou a sua própria empresa de maquiagem para negras

Ao mesmo tempo, Elaine fez algumas adaptações no local, como por exemplo trocar as lâmpadas únicas que haviam em cada uma das lojas para uma iluminação geral, que privilegia a exibição dos produtos, graças a um potente gerador. “Quando cheguei lá em 2010, um ano depois deles terem entrado naquele espaço, eles estavam se digladiando. Era uma terra de ninguém”, conta. O projeto inicial foi visto por muitos como parte de uma higienização da capital gaúcha, que tornava ainda maior o abismo entre as classes sociais.

Elaine Deboni aproximou dois mundos distintos

Formada em Administração de Empresas, Elaine Deboni colocou ordem no PopCenter. Cerca de 60% das 3 mil pessoas que trabalhavam lá estavam inadimplentes. Atualmente, cada microempreendedor paga R$ 116 por semana pelo aluguel do espaço e mais R$ 115 pelo divisão dea luz, segurança e limpeza por mês. As 800 lojas atraem hoje um público majoritariamente da classe B, cujo ticket médio é de R$ 186. Em média, eles faturam juntos R$ 10 milhões por mês.

Elaine fez todo um trabalho junto à imprensa local para que os jornalistas deixassem de se referir ao PopCenter como “camelódromo”. A ideia sempre foi aproximar o público de outras classes sociais ao espaço, fazendo com que eles fossem fazer compras lá.

A pessoa que faz compras lá tem consciência e cultura. Ela sabe que não precisa de uma sacola para dizer quem ela é.

“Levamos o espírito de compra responsável para as pessoas. Ela não está indo apenas comprar em um centro popular: ela sabe que está transformando a vida daquelas pessoas”, conta Elaine.

Na última contagem, circularam pelo PopCenter cerca de 12 milhões de pessoas durante o ano. Dos 800 lojistas, 70% deles se formalizaram e já estão preparando seus sucessores. Elaine agora pretende oferecer o aplicativo Hand Talk aos microempreendedores: ele traduz diálogos falados para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), a língua utilizada por pessoas com deficiência auditiva. O aplicativo foi criado pelos alagoanos Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, que ganharam concurso da ONU.

Eis um belo exemplo de perseverança, que está transformando a vida de muita gente, não acha? Acredite, você também pode brilhar como Elaine Deboni e todos os microempreendedores do PopCenter.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.