Inspire-se > Negócios brilhantes

A transição capilar de Carla Carvalho a levou a lançar o site Meu Cabelo Natural

Carla Carvalho ao lado dos produtos para cabelo

A sergipana Carla Carvalho não lembrava mais de como era o seu cabelo natural, pois desde pequena sua mãe alisava seus fios. Quando veio para São Paulo em 2010, ela se deu conta de que as pessoas eram diferentes — e isso fez com que desejasse redescobrir sua essência. Foi aí que decidiu enfrentar uma transição capilar, isto é, deixar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos, até conseguir se livrar de anos de química. Em sua busca por produtos que tratassem e valorizassem seu cabelo natural crespo, Carla notou que não era fácil encontrar tudo o que precisava em um só lugar.

“Comecei a estudar e pesquisar sobre os produtos que prejudicavam os cabelos crespos e todos eles continham derivados de petróleo, agentes de limpeza agressivos”, relembra Carla. “Cabelos crespos são ressecados por natureza e sofrem com esses agentes químicos. Precisamos de produtos mais naturais”, ensina. Seu empenho em cuidar de seu cabelo e saber que tantas outras mulheres passavam pela mesma angústia fizeram Carla começar a vender os produtos que encontrava pelo site Meu Cabelo Natural em março de 2014.

Leia mais: 
Alexandra Loras quer devolver a autoestima às mulheres negras
Daniele da Mata criou a sua própria empresa de maquiagem para negras

Carla criou o site sozinha, utilizando plataformas de e-commerce semi-prontas disponíveis na internet. Para começar o negócio, ela investiu R$ 300. “Só precisei mexer na parte de design. Escolhi uma que tinha uma mensalidade baixa para começar”, conta.

Foi apenas neste ano que Carla investiu em uma plataforma mais robusta, que tem mais recursos. “As mais básicas não costumam ter tantas funcionalidades, como controle de estoque, emissão de notas fiscais, etc. Mas para começar são ótimas”, conta. Quando viu que o Meu Cabelo Natural começou a bombar, Carla pediu demissão da escola pública onde lecionava História. “Até penso em voltar, gosto muito de dar aulas. Mas agora o site toma muito do meu tempo”, diz.

Carla Carvalho quer ajudar outros empreendedores

No começo do ano, Carla Carvalho inaugurou uma loja física do Meu Cabelo Natural no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, perto de onde mora. Atualmente, ela oferece cerca de 1 mil produtos e vende 6 mil deles por mês para o Brasil inteiro. Para ajudá-la no negócio, contratou quatro pessoas sob regime CLT. Em sua opinião, não é difícil começar um negócio, mas sim mantê-lo. “A concorrência é muito grande. É preciso ser criativa para se destacar”, afirma.

Por isso que Carla lançou há alguns meses o “Escambo do Bem”, um espaço dentro da loja física onde é possível trocar cosméticos usados, que foram comprados, mas não fizeram o efeito desejado nos fios, por outros de igual valor. Em cada um deles, você vai encontrar um selo (vermelho para os mais caros, amarelo para os médios e verde para os mais baratos) e, com a ajuda de uma das vendedoras, poderá trocar o seu por um de igual valor.

“Existe também um conceito por trás disso, que é não consumir tanto e descartar à toa. Queremos expandir essa ideia para outras lojas em outros lugares do país, até mesmo para concorrentes”, diz Carla. “Também temos reaproveitado papelão, papeis, não utilizamos isopor em nossos pacotes. São pequenas ações que fazem a diferença”, diz.

Como se não bastasse, Carla ainda teve a ideia de montar o Espaço Colaborativo do Afro-Empreendedor. O objetivo é oferecer um cantinho dentro de sua loja física para pessoas que não têm condições de pagar para expor seus produtos. “Não vamos cobrar nada desses empreendedores, que poderão ficar por um período, cedendo seu espaço para outra pessoa depois”, conta. “Não devemos pensar somente no empreendimento que temos, temos de pensar no entorno, no que podemos fazer para incorporar quem está fora. Ter conceito, propósito, visão social faz o negócio ir muito mais além”, afirma ela.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.