Inspire-se > Negócios brilhantes

Com a Feminaria, Ana Bavon dá suporte para as empreendedoras

Ana Bavon

“Você não é capaz de tudo. Mas é capaz de algo”, diz Ana Carolina Bavon, fundadora da Feminaria, uma rede de suporte ao empreendedorismo feminino. Seu projeto é uma missão de vida: mostrar para outras mulheres que elas podem deixar de carregar o mundo nas costas para seguir em busca dos seus sonhos.

Ana é empreendedora e advogada por formação. Tem mais de 14 anos de experiência nas áreas de consultoria jurídica e gestão estratégica. Dentro do mundo corporativo, tomava atitudes empreendedores com responsabilidade social. Essa consciência a ensinou que o mercado de trabalho enriquece quando há diversidade: mulheres, homossexuais, pessoas negras, deficientes e minorias devem ser incluídas nas vagas de trabalho e principalmente nos cargos de liderança.

Como o empreendedorismo feminino é uma forma de empoderamento, decidiu fundar o Feminaria. A rede de suporte oferece planos de assinatura que dão acesso a programas específicos de desenvolvimento, workshops, oficinas, encontros temáticos e outras ações para incentivar mulheres a empreender e promover o aperfeiçoamento profissional.

Um dos objetivos da Feminaria é reunir várias mulheres que têm caminhos similares para que se apoiem, troquem experiências e fiquem mais fortes juntas. Por meio dessa troca, é possível ressignificar negócios e a relação das pessoas com seus projetos profissionais e também com o próprio trabalho.

Para a mulher, atuar no mercado formal pode ser um caminho muitas vezes solitário, principalmente quando ela ocupa cargos mais altos e seus colegas são todos homens. Já o empreendedorismo é um caminho que demanda coragem, mas não deve ser trilhado sozinho: procurar por mentores, ouvir a opinião dos clientes e conversar com outros empreendedores é fundamental.

Em maio, Ana Carolina Bavon participou do Festival Path, em São Paulo. Na palestra “Representatividade importa: diversidade na inovação em negócios”, explicou por que acha uma irresponsabilidade não incentivar o crescimento das mulheres no mercado de trabalho.

Você não é capaz de tudo, mas é capaz de algo

Essa consideração diz respeito a um paradoxo que faz parte da vida de grande parte das mulheres. Elas precisam dar conta de tudo: casa, filhos, estudos, trabalho e da própria saúde. Por outro lado, com frequência acreditam que não são dignas de receber um aumento, conduzir o próprio negócio e assim por diante.

Ninguém é perfeito e nem dá conta de tudo sozinho. Essa é a primeira lição que mulheres devem aprender para evitar frustrações, a investir nos seus principais interesses e a demandar ajuda sempre que sentirem necessidade.

Depois, têm que trabalhar sua confiança. Mulheres são tão capazes quanto os homens de assumir cargos de liderança ou de abrir seu próprio negócio. Participar de redes de apoio pode ajudar.

Mais coragem e iniciativa, menos perfeição

Ana Carolina Bavon explica que as grandes decisões em empresas são tomadas por homens. Afinal, são eles que ocupam os cargos de liderança. Para que essas decisões também beneficiem as mulheres, elas devem ocupar cargos maiores e tomar conta de uma porção maior do mercado.

Como homens estão habituados a ter o poder, têm mais coragem e iniciativa para pedir uma promoção, por exemplo. Já as mulheres são muito produtivas e querem atingir a perfeição antes de dar o próximo passo na carreira, seja como funcionária de uma empresa ou abrindo um negócio.

Chegou a hora de ocuparem os espaços que são delas.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.