Inspire-se > Negócios brilhantes

Adriana Barbosa criou a Feira Preta quando se viu desempregada

Adriana Barbosa

A ideia da Feira Preta nasceu a partir da necessidade e da vontade de ter um espaço que atendesse homens e mulheres negros. Em 2002, Adriana Barbosa estava desempregada quando sentiu que havia disposição de diversos expositores para reunir em um único local produtos e serviços voltados para negros, desde brinquedos até roupas e produtos de beleza, passando pela literatura, cinema e decoração, entre muitas outras áreas.

Além disso, notou que havia demanda do público por uma feira étnica, que apresentasse novidades da cultura afro-brasileira. “Comecei a participar de feiras de ruas vendendo e trocando minhas roupas. Montei o Brechó da Troca e participei de muitos espaços de exposição”, relembra Adriana. “Logo percebi a necessidade de termos uma feira étnica, pois como pessoa negra, percebia a falta de expositores negros e produtos segmentados nesses eventos”, conta.

Com a parceria de uma amiga que também estava desempregada, Adriana montou a primeira edição da Feira Preta na Praça Benedito Calixto, zona oeste de São Paulo. Quarenta expositores marcaram presença.

O negócio deu tão certo que lá se vão 15 anos de muito sucesso da Feira Preta. A última edição aconteceu no dia 11 de dezembro de 2016 no Centro de Eventos Pro Magno, na zona norte de São Paulo, e a expectativa era de mais de 10 mil pessoas — público da última edição.

“O público sempre ressalta a necessidade de se ter mais espaços como esse, onde a cultura negra é celebrada nas suas diferentes formas. Já os expositores estão convictos de que ajudamos a fomentar seus negócios e que tivemos papel na consolidação desse mercado de produtos e serviços voltados ao consumo negro”, diz Adriana.

“Trabalhamos pela disseminação da cultura negra e estímulo aos negócios de empreendedores negros e eles valorizam isso”, conta. Atualmente, mais de 100 expositores se inscrevem a cada edição e Adriana faz questão de manter o olhar atento sobre cada um deles para que a qualidade de produtos e serviços se mantenha.

Os desdobramentos da Feira Preta

Recentemente, a Feira Preta ganhou a sua primeira edição no Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio e na Praça Mauá. Tanto lá, quanto em São Paulo, uma série de palestras, shows, mostra de artes visuais, gastronomia, dança, moda e cinema tomam conta do evento.

Com o crescimento da Feira Preta, outras ideias de negócio surgiram, como a Black Codes, uma consultoria estratégica de comunicação e inteligência de mercado com enfoque na temática racial, que nasceu há três anos. “O papel da Black Codes é ajudar no diálogo entre as empresas e o público negro, pois muitas delas passaram uma vida sem perceber o público negro e perdem dinheiro ao não estabelecerem esse diálogo”, diz Adriana.

Foi a falta de emprego que me levou a empreender.

A empreendedora nasceu e cresceu em Santana, zona norte de São Paulo, sempre estudou em escolas públicas, o que não foi um motivo impeditivo para que se formasse em Gestão de Eventos e se especializasse mais tarde em Arte e Cultura pela ECA-USP. Para quem deseja começar a empreender, Adriana Barbosa garante que tudo o que você precisa é planejar e “se jogar”.

No caso dela, ter um negócio afro significou entender as especificidades do seu público, além de fazer um planejamento e receber orientação como em qualquer outro negócio. “Muitas vezes, a falta de oportunidade dentro da lógica do mercado empurra negros e negras para o empreendedorismo e isso exige amor, dedicação e muita formação”, diz.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.