Inspire-se > Elas mudaram o mundo

Mary Katherine Goddard imprimiu a Declaração da Independência dos EUA

Mary Katherine Goddard

A Declaração da Independência dos Estados Unidos, um dos principais documentos da história do país, foi impresso por uma mulher. Mary Katherine Goddard foi uma editora de jornais e chefe de correios pioneira e comprometida com a liberdade de expressão.

A editora nasceu em New London, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, em 1739. Era filha de um médico responsável pelo correio local. Quando seu irmão mais novo, William, abriu uma empresa de impressões, Mary Katherine e a mãe passaram a ajudá-lo e aprenderam o ofício.

Em 1773, os dois irmãos se mudaram para Baltimore para fundar o primeiro jornal da cidade: o “Maryland Journal and Baltimore Advertiser”. Como William vivia se mudando, Mary Katherine acabou tomando a frente da empresa e cuidando dela sozinha, assumindo o cargo de editora.

William viaja muito para divulgar o “Correio Constitucional”, uma alternativa ao sistema de correios controlado pela Coroa. Quando seu plano foi implementado em 1775, Mary Katherine foi nomeada chefe dos correios de Baltimore: a primeira mulher a assumir tal posição nos Estados Unidos.

Com determinação e disciplina, a jornalista continuou imprimindo jornais e administrando o correio. Ela assumiu a autoria do “Maryland Journal” e passou a assinar o nome “M. K. Goddard”.

A declaração da independência

Em meados de dezembro de 1776, tropas britânicas começaram a se aproximar de Baltimore e o Congresso evacuou a cidade. Mary Katherine foi responsável por todas as mensagens enviadas entre os políticos que viviam na região, pela impressão do jornal e de diversos documentos.

Ela imprimou inúmeros avisos e resoluções do Congresso na época, antes de ser encarregada de imprimir um documento em especial em 1777: uma cópia autenticada da Declaração da Independência, assinada por membros do Congresso. A carta foi redigida por Thomas Jefferson (futuro presidente dos Estados Unidos) e declarava que o país não seria mais uma colônia britânica.

A versão impressa pela Goddard Broadside foi a primeira oficial e está preservada até hoje. Além disso, foi a única versão emitida por uma mulher. Além de realizar esse feito, Mary Katherine continuou sua história como empreendedora até sua morte em 1816.

Dirigiu o Maryland Journal até 1779, quando seu irmão retomou o controle. A editora continuou seu próprio negócio de impressões de documentos e livros, além de atuar como chefe dos correios em Baltimore. No entanto, em 1789, perdeu o cargo, retirada pelo general dos correios Samuel Osgood.

Para Mary Katherine, ele tinha motivações sexistas. O general alegou uma única razão: estar naquela posição exigiria mais viagens e tempo na estrada do que uma mulher seria capaz de lidar.

A empreendedora apresentou uma queixa ao então presidente George Washington e recebeu o apoio de mais de 200 cidadãos de Baltimore. Sua petição não rendeu frutos, mas foi preservada no Arquivo Nacional do país como uma prova de sua dedicação e pioneirismo.

Não há registros de que tenha se casado ou tido filhos. Ficou marcada na história como uma personalidade enérgica e popular que deu muita importância para a liberdade de expressão e direitos das mulheres.

A cópia da Declaração da Independência impressa pela empreendedora está disponível no Maryland Hall of Records e pode ser vista pelo público.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.