Inspire-se > Elas mudaram o mundo

A cientista Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel

Marie Curie de vestido sentada

Sabe a tabela periódica, aquela que aprendemos a analisar nas aulas de Química da escola? Dois elementos que aparecem nela, o polônio e o rádio, foram descobertos por uma mulher em 1898. Sim, uma mulher! Ela era polonesa e se chamava Maria Sklodowska (1867-1934) e, na época, tinha apenas 31 anos. Tornou-se mundialmente conhecida como Marie Curie, sobrenome que ganhou quando se casou com o físico francês Pierre Curie. Se preferir: a primeira mulher a ganhar dois prêmios Nobel na história.

Marie Curie em pé com vidro na mão

Maria Sklodowska (1867-1934)

Além disso, foi ela que inventou o termo “radioatividade”, quando chegou à conclusão, junto ao marido e a outro físico francês Henri Becquerel, de que minérios de urano emitiam uma estranha radiação emitida pelos átomos individualmente — e não por meio de alguma interação molecular. Por causa dessas descobertas, o trio recebeu o Prêmio Nobel em Física em 1903.

A dobradinha veio sem a participação do marido e do colega cientista. Marie Curie levou sozinha o seu segundo prêmio Nobel, desta vez em Química, em 1911 por causa da descoberta dos elementos rádio e polônio (batizado dessa forma em homenagem a sua terra natal).

Mas o fato de ter ganhado duas vezes o maior prêmio do mundo não ajudou-a a vencer alguns preconceitos da época: a Academia Francesa de Ciências não a elegeu como membro por dois votos, apenas por ser mulher.

Vencendo o preconceito

Mas ela não deixava se abalar por causa disso — e foi além em suas pesquisas. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Marie Curie criou unidades móveis de radiografia para atender soldados feridos. Quando a guerra acabou, ela buscou recursos para fundar dois institutos de estudos. Eles funcionam até hoje desenvolvendo  pesquisas médicas importantes em Paris, na França, e em Varsóvia, na Polônia.

Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade.

Filha de professores e caçula de cinco irmãos, ela sempre recebeu incentivo dos pais para estudar. Sua família esteve ligada a movimentos que lutavam pela independência polonesa e que sofreram represálias da Rússia, que dominava uma parte de seu país.

Para conseguir se formar em Física e Química, Marie teve de se mudar para Paris. Lá estudou na conceituada universidade Sorbonne. Quando se formou, tentou voltar à Polônia para atuar em sua área, mas foi recusada pela Universidade de Cracóvia por ser mulher. Foi então que decidiu se estabelecer na França, onde conheceu seu marido Pierre em 1895.

Morte trágica de Marie Curie

Marie teve duas filhas com Pierre: Irène (nascida em 1897) e Ève (1904). Fez questão de contratar governantas polonesas para ensinar sua língua materna às filhas.

Dois anos após sua filha caçula nascer, em 1906, Pierre sofreu um acidente fatal: foi atropelado e morreu. Apesar da tristeza e da solidão, Marie seguiu em frente com suas pesquisas e brilhou em sua carreira.

Em 1934, a cientista foi diagnosticada com anemia aplástica, um tipo de leucemia causada pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos com material radioativo. Os perigos da radioatividade eram até então desconhecidos e Marie não tomou as medidas necessárias para se prevenir dos futuros danos. Há indícios de que até seu livro de receitas tenha se tornado radioativo e só possa ser manipulado com roupas protetoras.

Marie Curie pagou alto o preço de seu trabalho. Morreu aos 67 anos, deixando um legado inspirador para mulheres e oportuno para a humanidade.

  • Essa matéria foi útil?
  • 0 0
Assine nossa Newsletter
Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter
Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receerá de nós.

Assine nossa Newsletter

Deixe seu e-mail abaixo e fique por dentro de todas as novidades do Meu Negócio Brilhante assinando nossa newsletter

Ao enviar o seus dados, você concorda em receber e-mail de "Meu Negócio Brilhante". Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento clicando no link 'Cancelar inscrição' nos e-mails que receberá de nós.